quinta-feira, janeiro 03, 2008

Fascículo 23: A Cobertura do Show


Ilustração: Yara Baungarten

No dia do show, é comum que produtores iniciantes não dêem atenção aos profissionais da comunicação. É fundamental que o produtor executivo estabeleça redes de apoio que facilitem a divulgação de seus espetáculos.

Repórteres, câmeras, fotógrafos, relações públicas, radialistas e outros profissionais da mídia são peças-chave destas redes. Você pode aprender a se relacionar com eles e conseguir uma maior repercussão para o seu trabalho.

Por outro lado, muita gente aparece na bilheteria dizendo que é fotógrafo de um jornal ou que trabalha num importante site somente para poder entrar sem pagar.

Veja maneiras práticas para lidar com estas situações.


O credenciamento

Oriente o assessor de comunicação do show sobre o credenciamento de profissionais para a cobertura do show e disponibilidade do artista para a realização de entrevista.

Organize e distribua a relação dos credenciados para as pessoas responsáveis pelo controle de acesso ao show (bilheteria, portaria, recepcionista ou segurança).


E se o profissional não estiver credenciado?

Na hora do espetáculo pode aparecer um profissional sem credencial e seu nome não constar na relação de imprensa.

Informe ao profissional que será necessário cadastrar-se para ingressar no show. Solicite documento de identificação do veículo de comunicação, carteira de identidade, telefone de contato e e-mail. Registre as informações em uma planilha e permita o acesso ao local do evento.


Direitos de imagem

Uma questão importante: informe o que pode ser filmado ou fotografado durante o show, o local onde as imagens devem ser captadas e o tempo máximo para isso.


A sala da imprensa

Sempre que possível, providencie um local onde os profissionais de mídia poderão ter acesso a telefone e internet.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: