quinta-feira, janeiro 03, 2008
Fascículo 23: A Cobertura do Show
Ilustração: Yara Baungarten
No dia do show, é comum que produtores iniciantes não dêem atenção aos profissionais da comunicação. É fundamental que o produtor executivo estabeleça redes de apoio que facilitem a divulgação de seus espetáculos.
Repórteres, câmeras, fotógrafos, relações públicas, radialistas e outros profissionais da mídia são peças-chave destas redes. Você pode aprender a se relacionar com eles e conseguir uma maior repercussão para o seu trabalho.
Por outro lado, muita gente aparece na bilheteria dizendo que é fotógrafo de um jornal ou que trabalha num importante site somente para poder entrar sem pagar.
Veja maneiras práticas para lidar com estas situações.
O credenciamento
Oriente o assessor de comunicação do show sobre o credenciamento de profissionais para a cobertura do show e disponibilidade do artista para a realização de entrevista.
Organize e distribua a relação dos credenciados para as pessoas responsáveis pelo controle de acesso ao show (bilheteria, portaria, recepcionista ou segurança).
E se o profissional não estiver credenciado?
Na hora do espetáculo pode aparecer um profissional sem credencial e seu nome não constar na relação de imprensa.
Informe ao profissional que será necessário cadastrar-se para ingressar no show. Solicite documento de identificação do veículo de comunicação, carteira de identidade, telefone de contato e e-mail. Registre as informações em uma planilha e permita o acesso ao local do evento.
Direitos de imagem
Uma questão importante: informe o que pode ser filmado ou fotografado durante o show, o local onde as imagens devem ser captadas e o tempo máximo para isso.
A sala da imprensa
Sempre que possível, providencie um local onde os profissionais de mídia poderão ter acesso a telefone e internet.
O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário