sábado, novembro 03, 2007

Fascículo 05 - Conhecendo o local


Ilustração: Yara Baungarten


Sempre é bom investigar o local. Tenha em mente um breve roteiro.


Acústica

Procure checar a qualidade de som no ambiente. Em espaços abertos, verifique a legislação ambiental referente ao volume de som. Em locais fechados, verifique se há necessidade de isolamento acústico. Tudo para o show não parar.


O palco

Verifique as dimensões que você necessita. Cheque a infra-estrutura elétrica: quantidade de tomadas, voltagem (110v ou 220v), cabos, localização de interruptores, transformadores, alarmes e equipamentos de segurança.


Segurança em todos os sentidos

Verifique se existem saídas de emergência e que estejam funcionando. O espaço oferece profissionais de segurança? São em número suficiente para a capacidade de público?


Limpeza e condições sanitárias

Banheiros em boas condições de uso: público, artistas e equipe de produção agradecem. Não tem? Alugue banheiros químicos. Confira com antecedência se será preciso contratar serviços externos de limpeza.


Alimentação

Veja se é possível alimentar artistas e equipe de produção no local. É preciso ter água potável à vontade.


Camarim

O ideal é o espaço possuir um banheiro funcionando, um espelho de corpo inteiro, armários e cadeiras. Conferir ventilação e conforto térmico.


Apoio ao trabalho

Uma sala de apoio sempre é bem-vinda. Computador com internet com banda larga, melhor ainda. Esta sala pode se tornar o “QG”.


O que mais o local oferece?

Na hora de fechar o local, confira o que faz parte do "pacote": chapelaria, guarda-volumes, cofres, cafeteria, restaurante, técnicos de iluminação, eletricistas, carregadores etc. O que é gratuito? O que é pago? Saiba os procedimentos e os horários de funcionamento.


Acessos

Há estacionamento? Espaço para carga e descarga é próximo do palco? Atrapalha a circulação do público? Cheque elevadores e rampas de acesso.

Por segurança, público e equipamentos não se misturam. Da mesma forma, garanta circulação privativa para músicos e técnicos. Fique atento ao acesso para portadores de necessidades especiais.

O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: