sábado, outubro 27, 2018

Assista também a Temporada 2 da série Expresso Futuro





Por Alexandre Barreto*


Dando continuidade ao post "Conheça os temas que estão pautando a inovação, tecnologia e comportamento", publico neste os links da 
Temporada 2 dsérie "Expresso Futuro" do Canal Futura. Ronaldo Lemos mergulha em temas como privacidade, cultura hiperconectada, internet das coisas,cibersegurança, governo e tecnologia, fake news e manipulação, biotecnologia, blockchain, entre outros.




Ronaldo Lemos é advogado, especialista em mídia, propriedade intelectual e tecnologia. É um dos criadores do Marco Civil da Internet e renomado autor de livros, artigos e pareceres, no Brasil e no exterior. É mestre em direito pela universidade de Harvard e doutor em direito pela USP. É representante no Brasil do MIT Media Lab. Foi professor visitante nas Universidades de Princeton e Oxford. Membro do Conselho de Administração da Mozilla, do Hospital Oswaldo Cruz e de várias organizações nas áreas de inovação e tecnologia. Foi eleito em 2015 pelo Fórum Econômico Mundial como um dos Jovens Líderes Globais. É colunista da Folha de S.Paulo e da revista Trip. É diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org) e professor da cadeira de Direito da Internet da UERJ. É colunista e apresentador da Globonews para temas relacionados a tecnologia.

Seguem os links.

Temporada 2 (2018)

Temp. 2 Privacidade
Ronaldo fala dos mitos e verdades sobre privacidade, e os dilemas do uso de dados pessoais por empresas e governos. Com qual tipo de coleta de dados deveríamos nos preocupar?
http://www.futuraplay.org/video/privacidade/434980/

Temp. 2 Desconectar é Preciso
Cada vez mais há uma preocupação com o excesso e a dependência da tecnologia. Ronaldo fala sobre a importância de se desconectar, os efeitos da tecnologia em crianças, e os cuidados que podemos tomar.
http://www.futuraplay.org/video/desconectar-e-preciso/443440/

Temp. 2 Internet das Coisas
No futuro, tudo estará conectado a internet. Ronaldo investiga esse fenômeno global e mostra porque o Brasil decidiu apostar nesse tema e criar um plano nacional de Internet das Coisas.
http://www.futuraplay.org/video/internet-das-coisas/443476/

Temp. 2 Cibersegurança
Se a internet é a resposta para muitos problemas, a cibersegurança é a pergunta. Quais são as ameaças para os usuários, empresas e governos? Ronaldo investiga os riscos de estarmos sempre conectados.
http://www.futuraplay.org/video/ciberseguranca/443479/

Temp. 2 Governo e Tecnologia
Como a tecnologia pode ajudar o governo a prestar melhores serviços? Ronaldo mostra como as GovTechs, tecnologias governamentais, podem trazer benefícios para governos e a sociedade civil.
http://www.futuraplay.org/video/governo-e-tecnologia/438913/

Temp. 2 Fake News e Manipulação
Como é possível combater a epidemia de fake news? Ronaldo conversa com especialistas para entender como as notícias falsas são criadas e como podemos nos prevenir e não ser manipulados.
http://www.futuraplay.org/video/fake-news-e-manipulacao/438910/

Temp. 2 Cultura Hiperconectada
Ronaldo investiga como a tecnologia está mudando o consumo de cultura e a produção musical, audiovisual e artística através de novas ferramentas, como a realidade aumentada.
http://www.futuraplay.org/video/cultura-hiperconectada/436711/

Temp. 2 Biotecnologia e o Futuro da Saúde
O que acontece quando a biotecnologia sai dos laboratórios e é disseminada entre entusiastas? Ronaldo analisa as inovações do movimento diy da biotecnologia e mostra avanços na área da saúde.
http://www.futuraplay.org/video/biotecnologia-e-o-futuro-da-saude/436705/

Temp. 2 Contratos Inteligentes
A revolução do blockchain vai muito além do bitcoin. Ronaldo mostra como essa nova tecnologia e os contratos inteligentes podem trazer inovações para o futuro.
http://www.futuraplay.org/video/contratos-inteligentes/436708/

Temp. 2 Identidades Digitais
Ronaldo se torna e-cidadão da Estônia e mostra como as identidades digitais vão transformar o que significa ser governo, cidadão e também a prestação de serviços públicos.
http://www.futuraplay.org/video/identidades-digitais/436714/


Assista também a Temporada 1.



*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]


*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS), produtor e gestor cultural com especialização pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) no Rio de Janeiro e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Autor dos livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e CriativaSaiba mais

Nenhum comentário: