sexta-feira, abril 06, 2018

Precisamos assumir a liderança e nos debruçar sobre equações impossíveis





Por Alexandre Barreto*


Uma das coisas que diferencia radicalmente a linha do meu trabalho da maioria dos produtores e gestores culturais brasileiros é que valorizo muito a inovação. Só consigo me abastecer com inovação pelo fato de não atrelar política partidária ao meu trabalho.

A outra coisa que diferencia radicalmente a linha do meu trabalho é que ele não se abastece somente de conhecimentos das ciências humanas. Eu me abasteço também (e muito) da Administração, que é uma ciência social aplicada.

Um bom exemplo disso aconteceu ontem. Participei da palestra de Oscar Motomura, CEO da Amana-Keyrealizada no Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre na Fecomércio, em Rio Branco. A participação no encontro foi proporcionada pelo programa de pré-aceleração de empresas inovadoras e startups do estado do Acre.





Oscar Motomura falou sobre o tema "liderança", uma verdadeira aula. Aliás, uma das melhores aulas que tive de administração na minha vida.

Dois momentos da palestra me marcaram muito. Um deles foi quando Oscar Motomura disse que "não podemos nos apegar ao paradigma que as mudanças são lentas". O outro foi sobre a necessidade de nos debruçarmos sobre as equações impossíveis, que são aquelas que as pessoas travam e desistem de pensar. Para isso, mostrou exemplos fantásticos de ações realizadas nos países da Estônia e Singapura. Na Estônia, limparam todas as florestas do país em 1 dia. Em Singapura, criaram uma cultura voltada para a experiência do consumidor.

Quando Oscar Motomura abriu para perguntas, falei sobre a necessidade de todos nós assumirmos o papel de líderes. É preciso nos debruçarmos sobre equações impossíveis.




Empreendedores do programa de pré-aceleração de empresas inovadoras e startups do estado do Acre com Oscar Motomura


Conheça mais sobre as mudanças radicais na Estônia.

Let´s Do It! Estonia

Country as a service (Estonian experience) - Kale Palling - TEDxAcademy

e-Residency : experimenting worldwide digital inclusion | Kaspar Korjus | TEDxGeneva



*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e CriativaSaiba mais

Nenhum comentário: