terça-feira, novembro 07, 2017

"Para você entrar com uma ação popular, só basta ter o título de eleitor, vontade e não ter medo"




Por Alexandre Barreto*


A ideia de que crise também pode ser sinônimo de oportunidade vem ganhando terreno no âmbito do combate à corrupção no Brasil. Aumenta a cada dia o número de denúncias. Aumenta a cada dia o número de investigações. Aumenta a cada dia a atenção da mídia com este assunto. E o principal: aumenta a cada dia o número de pessoas que toma coragem e resolve entender, fiscalizar e investigar os gastos públicos.







Dia 05 de novembro, o programa Fantástico da TV Globo exibiu a reportagem "Conheça brasileiros que resolveram denunciar corrupção de governantes". E ela começa com a história da atitude política de uma mulher: Daniele Schatz. Como vários brasileiros, ela ficou furiosa com o fato de políticos receberem auxílio para alimentação. "A gente não é obrigado a pagar café da manhã, almoço e janta. Eles já tem um salário bom para isso", desabafou ela para o repórter. Mas Daniele não aceitou que "no Brasil os políticos são assim". Tomou uma atitude. Resolveu começar a fiscalizar como estava sendo gasto o dinheiro público. Detalhe: ela não é advogada ou especialista em legislação.






Daniele se informou que poderia mover uma ação popular e não parou mais. E ensina: "para você entrar com uma ação popular, só basta ter o título de eleitor, vontade e não ter medo"

A reportagem mostra também o trabalho realizado pela ONG Vigilantes da Gestão Pública, pela ONG Observatório Social e pela Operação Serenata de Amor, projeto que utiliza inteligência artificial para fiscalizar os gastos dos deputados.


Assista a reportagem




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: