segunda-feira, junho 26, 2017

O Produtor Independente vai ampliar sua linha editorial


Novas formas de perceber o mundo pedem uma nova produção de conteúdo 
(e uma boa dose de café)


Por Alê Barreto *


Este blog já mudou várias vezes ao longo de seus dez anos de existência. Em 2006, ano de sua criação, começou como uma plataforma alternativa para compartilhamento da primeira versão do livro "Aprenda a Organizar um Show". Alguns anos atrás descobri que a amiga Romélia Soares, mãe da dupla Luis Marcelo e Gabriel, lá de Fortaleza (CE), tinha uma cópia impressa desta versão.

Depois o blog virou uma espécie de "caderno de dicas livre". Um grande bloco de notas aberto. Muito antes de se ouvir falar em Economia Colaborativa, eu já considerava importante ir compartilhando no blog o que eu ia aprendendo. Sempre acreditei que mais pessoas deviam passar por dificuldades e desafios similares no mercado. Talvez esse bloco de notas aberto pudesse ser útil e até estimular outros movimentos de colaboração.

Com o tempo, o blog passou a ser percebido como uma fonte de referência para pesquisa de temas relacionados a administração, produção e gestão cultural, administração e gestão de shows e eventos e administração e gestão de carreiras artísticas e criativas. Tive a alegria de receber muitos e-mails de leitores, ver textos sendo recomendados como fonte de consulta pelo SEBRAE Nacional (obrigado Décio Coutinho!), Associação Brasileira de Gestão Cultural (obrigado Kátia de Marco e Paulo!), Blog Acesso do Grupo Votorantim (obrigado Priscila Fernandes!), entre outros. Recebi convite para escrever na revista Fazer e Vender Cultura (obrigado Miguel Gomes!). Recebi convite para ministrar cursos, aulas, palestras. Participei de muitos trabalhos de graduação e pós-graduação. Tudo isso gerou muito aprendizado e amigos. Impossível nomear aqui todos.

A interação gerada pela produção e compartilhamento de conteúdo criou um ambiente de trocas. De 2009 até hoje muitas parcerias e ações conjuntas foram realizadas. Nada foi sozinho. Estive junto da Imagina Conteúdo Criativo, do Curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (RS), Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (SP), Fórum Internacional do Software Livre - FISL (RS), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UNB (DF), Curso de Graduação em Gestão Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), Santander Cultural (RS), Universidade Veiga de Almeida (RJ), Festival Coletivo Canarinho Samba Groove (ES), Fundação Aperipê (SE), Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (RS), Petrobras, Coletivo Coca-Cola, SP Escola de Teatro (SP), Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (GO), Observatório Itaú Cultural (SP), Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF), Centro Cultural Justiça Federal (RJ), Laboratório de Engenharia do Entretenimento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aliança Francesa (BA), Rio Criativo (RJ), Programa PET/Conexões de Saberes do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ (RJ), Oficina de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais pelo edital “Bolsa Cultura Jovem” em Vitória (ES), Encontro Nacional de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (BA), Bureau Cultural (MA), Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM (SC), Acre Criativo (AC), Sebrae AC, Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Ministério da Cultura (AC), Observatório da Diversidade Cultural (MG), Centro de Arte Popular Cemig (MG), SEBRAE (GO), Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (CE) e Fundação Cultural Catarinense - FCC (SC).

Em 2012, o blog foi convidado para participar da Blogosfera Cultural do Programa de Gestão Cultural da Universidade de Barcelona. Eu fiquei impressionado que lá na Espanha estavam acompanhando este trabalho que eu desenvolvia aqui no Brasil. Comecei então prestar mais atenção sobre quem acessava o blog. Agora em janeiro de 2017 o blog já havia ultrapassado as 650.000 visualizações de páginas (sem nenhum tipo de anúncio pago) e, além do Brasil, estava sendo acessado por outros países (do mais acessado ao menos acessado): EUA, Alemanha, Rússia, Portugal, França, Ucrânia, Índia, Reino Unido e Canadá.

As recomendações do blog, a sua relevância no Google, as citações dos textos em conteúdos programáticos de disciplinas em faculdades, trabalhos de graduação, pós-graduação, jornais, revistas, livros, sites, são uma consequência da vontade de aprender e compartilhar. Nada mais que isso. Não é fruto de talento, não é fruto de grande habilidade. Tenho muito que aprender ainda sobre a ciência de escrever. Tenho muito que aprender ainda sobre a arte de escrever.

Após a conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes, em 2015, muita gente pensou que eu iria me concentrar somente em temas relacionados a gestão pública da cultura, gestão privada da cultura ou a temas mais técnicos como produção executiva de shows e eventos. Mas o caminho é bem mais extenso. Os tempos são outros. Olhando para uma nova etapa da minha vida, que começou em 2016, percebi que posso (e devo) contribuir disseminando mais conhecimentos, atuando mais em redes e promovendo mais mudanças. E isso não é fácil. Mas chegou o momento de ampliar a linha editorial do Produtor Independente.



A partir de 28 de junho, data em que completo 45 anos de idade, além de continuar disseminando conteúdos sobre o universo da produção e gestão cultural, projetos, empreendedorismo, autonomia, independência, carreiras artísticas e criativas, temas que deram vida ao blog até hoje, o Produtor Independente vai falar também sobre novos assuntos.

Falar sobre novos assuntos é uma necessidade. Se ficar falando somente sobre os temas que falei até hoje, corro o risco de sofrer o efeito do "engessamento", fenômeno que toma boa parte das pessoas que ficam muitos anos escrevendo, lendo ou realizando somente um tipo de coisa. Para mim, a possibilidade de mudar, de inovar, é a essência de um Produtor Independente.



*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: