terça-feira, maio 02, 2017

A poesia também se nutre do silêncio


"A vida das sobras", novo livro de poemas de Carlos Eduardo Caramez, será lançado na
FestiPoA Literária em Porto Alegre dia 6 de maio 




Por Alê Barreto *
Uma pessoa que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças



Em meu livro "Carreira Artística e Criativa", transcrevo falas de profissionais que considero que desenvolvem carreiras inspiradoras. Um deles é o poeta Marcelino Freire, que concedeu um instigante depoimento ao projeto "Produção Cultural no Brasil":


"Eu publico um livro a cada três anos.
Eu não escrevo tanto, mas sou uma
pessoa muito inquieta, não sou aquele
escritor no casulo. Eu não consigo ficar
parado: preciso fazer alguma coisa,
não só literatura. Aí vou aprendendo
com esses irmãos de batalha, como o
que o Ivan Cabral e os Satyros fizeram
na Praça Roosevelt, o Sérgio Vaz faz
com a Cooperifa. Eu aprendo com essas
pessoas que o Glauco Mattoso uma
vez me falou, que “é preciso interferir na
geografia das coisas”. O Manoel de Barros
fala outra coisa que eu acho ótima:
“é preciso esfregar pedras na paisagem”.

[...] Depois de escrever o meu continho,
vamos para a luta, vamos produzir o livro,
ver quem está escrevendo coisa nova,
ver como juntar essas turmas todas para
formar esse exército, esse grupo.


As palavras de Marcelino Freire me remetem às lembranças das longas conversas com outro poeta. Que também é produtor. Que também é gestor cultural. Um dos gaúchos mais apaixonados pelo Rio de Janeiro que eu conheço: Carlos Eduardo Caramez.

Caramez não gosta de falar sobre si mesmo e seus projetos. Não fala muito sobre suas letras de músicas. Não fala muito sobre seus trabalhos como jornalista. Não fala muito sobre sua carreira como produtor cultural e empresário no Rio de Janeiro. Não fala muito sobre seu trabalho junto de ícones da cultura brasileira como Os Novos Baianos. Não fala muito sobre ser responsável pela coordenação do projeto de revitalização do Auditório Araújo Viana, que tornou o espaço um dos equipamentos culturais com melhor infraestrutura na capital gaúcha. Não fala muito dos seus livros. Não fala muito sobre sua participação nos projetos "Cavalo de Santo" e "Rio: um olhar viajante" em parceria com a fotógrafa Mirian Fichtner.





Carlos Eduardo Caramez e Caminho do Mar Soluções Culturais foram responsáveis 
pela coordenação editorial do projeto "Rio: um olhar viajante", da fotógrafa Mirian Fichtner, projeto 
que registrou imagens da capital carioca no ano que completou 450 anos, através de múltiplas
molduras. Destaque no Jornal O Globo em 01 de novembro de 2015




Reservado, Caramez é um observador atento do cotidiano. Não gosta de redomas. E assim como Marcelino Freire, Glauco Mattoso, Manoel de Barros e tantos outros artífices das palavra, sabe que “(...) é preciso interferir na geografia das coisas”, sabe que “(...) é preciso esfregar pedras na paisagem”. Assim, colocou no ar recentemente o site carloscaramez.com onde apresenta sua poesia e onde também divulga o lançamento de "A vida das sombras", novo livro que será lançado pela Editora Leitura XXI na FestiPoA Literária em Porto Alegre, dia 6 de maio, das 15h30min às 18h30min, no Instituto Goethe (rua 24 de outubro, bairro Independência) em Porto Alegre.


Apesar de não falar muito de si e de seus projetos, você vai perceber lendo os poemas de "A vida das sombras" que, mais do que gostar de palavras ou gostar de escrever, Caramez cultiva de forma sutil o fino hábito de provocar. Suas palavras provocam quem lê. Suas palavras gostam de dar voz aos outros que habitam em cada um de nós.


Inspire-se na carreira deste autor. Clique aqui, navegue no site e leia "As sobras de uma nova safra do silêncio", texto de Marcelo Backes, escritor, tradutor e professor da Casa do Saber, para apresentação do livro "A Vida das Sobras"


[Nossa audiência: este blog já recebeu 664.745 visualizações de páginas]


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]




*************************************




Alexandre Barreto é administrador, consultor e palestrante. Criador da marca e blog "Produtor Independente", desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultural. É autor dos livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa Saiba mais

tags: A vida das sobras, Carlos Caramez, poemas incuráveis, carreira artística e criativa, carreira na poesia

Nenhum comentário: