sexta-feira, abril 21, 2017

O que é um projeto inovador? O que é um projeto relevante?


Brazilian Way - O Filme" pretende contar uma história do cinema brasileiro



Por Alê Barreto *
Uma pessoa que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças



Duas palavras estão na moda: inovação e relevância. Por estarem na moda, acabamos repetindo, muitas vezes sem nos darmos conta do que significam. Inovação remete "ao que é novo", "coisa nova", "novidade". E relevante é como relevo, ou seja, "algo que se salienta", "algo que se sobressai". Mas relevante tem também um importante significado que é de algo "que tem importância".

Apelamos para a necessidade de "inovação" toda vez que percebemos que uma determinada forma de pensar ou de fazer algo não dá conta de resolver um determinado problema. E para escolher qual é a melhor opção inovadora, buscamos como critério de escolha a "relevância", aquilo que parece ter mais importância.

A avaliação do quanto algo é inovador ou relevante é subjetiva. Varia conforme o olhar de quem está avaliando. Mesmo sendo questionável o quanto algo é ou não inovador, ou o quanto algo é ou não relevante, cada vez mais governos e empresas utilizam inovação e relevância como critérios para investimentos em projetos.

O algoritmo do Facebook, o algoritmo do Google, etc, todos eles mapeiam nossas preferências, pelas nossas curtidas, comentários nas postagens, pela nossa troca de mensagens, e vão verificando qual conteúdo é mais relevante (importante) para nós.

Não existe uma tabela mundial que diga o que é mais ou menos inovador, ou que garanta que algo é mais ou menos relevante. Tudo depende de quem avalia.

Mas afinal, como saber o que é um projeto inovador? Como saber o que é um projeto relevante? Uma boa forma é fazer uma estimativa da repercussão que o projeto terá. Vou dar um exemplo.






Rod Carvalho produziu "Brazilian Way - O Filme" durante 6 anos, sem qualquer
lei de incentivo ou patrocínio


Considero que o documentário "Brazilian Way" de Rod Carvalho, que está com uma campanha para obtenção de financiamento coletivo no Catarse, é um projeto inovador e relevante. Inovador porque se propõe a fazer algo novo: contar como funciona o cinema brasileiro. Relevante porque ao trazer para o debate a opinião de técnicos, diretores, roteiristas e inúmeros profissionais da cadeia produtiva do cinema brasileiro, Rod dará mais visibilidade para os desafios que permeiam a produção, distribuição, comercialização e consumo de filmes produzidos em nosso país.

A inovação de contar a história do cinema brasileiro poderá estimular muitas outras pessoas a contarem outras versões ou detalhes desta história.

Discutir o fluxo e os gargalos da indústria nacional do cinema poderá estimular a atração de investimentos para o setor.






"Brazilian Way - O Filme" tem depoimentos de diretores do cinema brasileiro como José Padilha



Mesmo eu tendo detalhado quais foram os meus critérios para eleger "Brazilian Way - O Filme" como inovador e relevante, talvez você tenha outra opinião.

Faça um exercício sobre inovação e relevância. Entre no site da campanha, leia o conteúdo e assista os vídeos promo do projeto. Se também achar que é uma ação inovadora e relevante, já aproveite para se tornar um apoiador do projeto.



Leia também:


Qual é a sua prioridade?

Ministério da Cultura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul lançam a coleção "Atlas Econômico da Cultura Brasileira

Marketing é importante para um artista?



[Nossa audiência: este blog já recebeu 662.949 visualizações de páginas]


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]




*************************************




Alexandre Barreto é administrador, consultor e palestrante. Criador da marca e blog "Produtor Independente", desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultural. É autor dos livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa Saiba mais

tags: inovação, relevância, projeto inovador, projeto relevante, cinema Brasileiro, Brazilian Way - O Filme, Rod Carvalho, história do cinema brasileiro

Nenhum comentário: