quarta-feira, janeiro 04, 2017

Mais de 80 milhões de pessoas estão esperando seu projeto para começar a ler


Clássicos da literatura como "O Cortiço" de Aluísio Azevedo estão à disposição de passageiros de táxi em Porto Alegre




Por Alê Barreto *


Há poucos dias li no site do Estadão: "44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro". A matéria é de 18 de maio de 2016. Uma pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, para saber quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses anteriores à pesquisa.


A matéria cita que a amostra da pesquisa representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira. Como nossa população é de 206 milhões de habitantes, segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de julho de 2016, a amostra da pesquisa deve estar abrangendo algo em torno de 191,5 milhões de brasileiros.

Para quem está pesquisando ideias para fazer projetos este ano, pode ter certeza que estímulo à leitura possui um grande potencial.

Se a parcela de 44% que declarou à pesquisa que não lê começar a ler, isso significa que mais de 80 milhões de pessoas começarão a ler. É muita gente. Se metade das pessoas que não lêem começarem a ler, significa que mais de 40 milhões de pessoas começarão a ler. Ainda é muita gente. Se apenas 5% das pessoas que não lêem começarem a ler, mais de 4 milhões de pessoas começarão a ler. Se 1% apenas começar a ler, serão 842 mil pessoas. É muita gente.

Como se estimula as pessoas a criarem e manterem o hábito da leitura? Existem muita formas. Basta você caminhar pela sua cidade para ver as oportunidades. Todas as filas que você enxerga com pessoas ansiosas, paradas, sem ter o que fazer, são potenciais locais de estímulo à leitura. Praças de alimentação de shoppings. Bancos. Repartições públicas. Consultórios de dentistas. Consultórios médicos. 


  

Uma iniciativa muito bacana aqui em Porto Alegre é o Bibliotaxi. O passageiro escolhe um exemplar, leva consigo e, após a leitura, coloca o livro novamente em circulação. O projeto foi lançado em setembro de 2015 com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Shopping Total, Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Livraria Cameron, Easy Táxi e a Rádio Farroupilha.


Vasculhe ações de estímulo à leitura e comece a escrever o seu projeto. Mais de 80 milhões de pessoas estão esperando seu projeto para começar a ler.





*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: