segunda-feira, maio 09, 2016

Você prefere acreditar na fantasia ou trabalhar para ver suas possibilidades mais próximas da realidade?

Contracapa do livro "Carreira Artística e Criativa 



Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



A pergunta parece ter uma resposta óbvia, mas pode ter certeza não se trata nem de uma pergunta óbvia e nem de uma resposta óbvia. Muita fantasia se fala sobre as carreiras artísticas.

No primeiro capítulo do meu próximo livro, falo disso:

" A compreensão do que seja uma carreira profissional é uma percepção individual. Contudo, tal percepção é influenciada por representações coletivas. De modo geral, as representações ou “imagens” mais comuns sobre o que seja uma carreira, são formadas pelo pensamento de pessoas que aspiram iniciar seu primeiro trabalho, pessoas que já estão trabalhando, pessoas que refletem sobre como utilizar melhor o tempo produtivo de suas vidas, pessoas que se encontram em transição de carreira ou pessoas que estão em processo de aposentadoria. Este conjunto de imagens tende a convergir para os seguintes caminhos:

 – reflexões sobre os aprendizados oriundos das próprias experiências profissionais e seus impactos na vida pessoal; 

– análise da própria trajetória de realizações profissionais ou de pessoas próximas, tendo como base o conteúdo expresso em currículo ou portfólio;

– interpretação de narrativas divulgadas nos meios de comunicação, filmes, livros e revistas sobre a vida de profissionais considerados “bem sucedidos”.


Optei estudar e compartilhar conhecimentos sobre as possibilidades de uma carreira de forma ampla. Independente da maioria das pessoas preferir as narrativas ficcionais e "feitos heróicos" sobre as carreiras artísticas , até porque a realidade não é tão linda quanto gostaríamos que fosse, acredito que a beleza de uma carreira artística reside no quanto ela nos permite utilizarmos nossas capacidades, sem restrições. Mas nada vem pronto. É preciso aprender.



*************************************




Alê Barreto é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show" e criador da marca e blog "Produtor Cultural Independente", que desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultural.


Saiba mais

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: