quinta-feira, abril 14, 2016

Conheça o mapa do jornalismo independente





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



Apesar do foco de muitas pessoas que atuam na produção cultural ser bastante operacional (e isso não é crítica, é apenas constatação), muita gente se interessa por analisar e entender as mudanças que estão ocorrendo em nosso tempo, pois influenciam diretamente as atividades de planejamento e gestão.

Uma das grandes mudanças que tem ocorrido é no mundo da comunicação. Nesse sentido, encontrei uma iniciativa muito interessante que compartilho aqui. Agência Pública, organização que aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência, elaborou um "mapa do jornalismo independente", a partir da seleção de iniciativas independentes que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas.

No texto de apresentação do projeto, a Agência Pública esclarece que "blogs não entraram porque geralmente são iniciativas individuais, com tom pessoal, não necessariamente jornalístico, e sem a pretensão de se tornarem veículos autossustentáveis, uma das marcas desta geração que está surgindo no jornalismo nacional" e que deixaram "(...) um monte de gente bacana de fora", mas que o mapeamento não está fechado e está aberto para receber sugestões de novos nomes e novas ideias.

Conheça o mapa



*************************************




Alê Barreto é um profissional multifuncional, um empreendedor com competências em projeto, gestão, treinamento, produção de conteúdo e criação artística. Autor do livro "Aprenda a Organizar um Show" e criador da marca e blog "Produtor Cultural Independente", que desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS), MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultura e possui formação de Gestor Público e Agente Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Cultura e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 


Saiba mais

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: