segunda-feira, março 07, 2016

Trocas são fundamentais para a construção de carreiras artísticas e criativas




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Em meu artigo "Elementos para se pensar uma carreira profissional artística e criativa", falo sobre a possibilidade de "(...) se pensar o conceito de carreira artística como uma carreira profissional que não está pronta, que necessita ser construída, que proporciona através do exercício organizado e equilibrado de atividades artísticas, convívio com o ambiente artístico e respectivo processo de aprendizado, trocas importantes que contribuem de forma significativa para a promoção da sensação de harmonia, liberdade, reconhecimento, realização e felicidade" (para ler o artigo na íntegra, clique aqui).


Sábado passado lembrei disso quando estava trabalhando na promoção do concerto da turnê brasileira do Coro e Orquestra de Câmara da Universidade de Greifswald (Alemanha), uma das mais antigas da Europa. O regente Harald Braun fez questão de criar momentos de encontro entre os músicos alemães e o público presente.

O primeiro momento foi um convite para que os jovens da Escola de Música da Rocinha se apresentassem.






O segundo momento foi o encontro entre os músicos da Alemanha, moradores da Rocinha e integrantes da Orquestra de Câmara da Rocinha, que tem o patrocínio da Repsol Brasil Sinopec.





Tenho certeza que estas trocas criam um tipo de vivência muito diferente de uma apresentação tradicional, onde os músicos apenas tocam e o público apenas assiste. 






Neste momento de interação, os papéis se invertem: os músicos ouvem e o público toca.







E não importa se um fala alemão e o outro fala português. O que importa é se sentir livre para falar a linguagem da música, que é universal.






Experimente utilizar parte do tempo de suas apresentações para estas trocas.







*************************************




Alê Barreto é um profissional multifuncional, um empreendedor com competências em projeto, gestão, treinamento, produção de conteúdo e criação artística. Autor do livro "Aprenda a Organizar um Show" e criador da marca e blog "Produtor Cultural Independente", desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS), MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultura e possui formação de Gestor Público e Agente Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Cultura e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 


Saiba mais

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: