segunda-feira, março 07, 2016

Trocas são fundamentais para a construção de carreiras artísticas e criativas




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Em meu artigo "Elementos para se pensar uma carreira profissional artística e criativa", falo sobre a possibilidade de "(...) se pensar o conceito de carreira artística como uma carreira profissional que não está pronta, que necessita ser construída, que proporciona através do exercício organizado e equilibrado de atividades artísticas, convívio com o ambiente artístico e respectivo processo de aprendizado, trocas importantes que contribuem de forma significativa para a promoção da sensação de harmonia, liberdade, reconhecimento, realização e felicidade" (para ler o artigo na íntegra, clique aqui).


Sábado passado lembrei disso quando estava trabalhando na promoção do concerto da turnê brasileira do Coro e Orquestra de Câmara da Universidade de Greifswald (Alemanha), uma das mais antigas da Europa. O regente Harald Braun fez questão de criar momentos de encontro entre os músicos alemães e o público presente.

O primeiro momento foi um convite para que os jovens da Escola de Música da Rocinha se apresentassem.






O segundo momento foi o encontro entre os músicos da Alemanha, moradores da Rocinha e integrantes da Orquestra de Câmara da Rocinha, que tem o patrocínio da Repsol Brasil Sinopec.





Tenho certeza que estas trocas criam um tipo de vivência muito diferente de uma apresentação tradicional, onde os músicos apenas tocam e o público apenas assiste. 






Neste momento de interação, os papéis se invertem: os músicos ouvem e o público toca.







E não importa se um fala alemão e o outro fala português. O que importa é se sentir livre para falar a linguagem da música, que é universal.






Experimente utilizar parte do tempo de suas apresentações para estas trocas.








*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: