segunda-feira, setembro 21, 2015

Ministério da Cultura retoma o programa Cultura e Pensamento





Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Compartilhando informações recebidas da Fundação Casa de Rui Barbosa vinculada ao Ministério da Cultura.


*****************

Ministério da Cultura retoma o programa Cultura e Pensamento


Em 2015, o Ministério da Cultura retoma uma importante iniciativa para contribuir com os processos de reflexão cultural e pensamento crítico no âmbito nacional e internacional.


Em seu segundo ciclo, o programa “Cultura e Pensamento” parte do objetivo de criar um ambiente favorável à interlocução entre diferentes visões de mundo, grupos culturais, movimentos, redes, ativistas, intelectuais, fazedores e fazedoras de cultura, jovens inovadores, mestres e mestras, aproximando campos sociais, territórios e correntes de pensamento.



A retomada do programa será marcada por uma atividade pública, no dia 22 de setembro (terça-feira), às 19h30min, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ, no Rio de Janeiro, durante o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento (parceria entre MinC e UNESCO), com a participação do ministro Juca Ferreira, e contará com transmissão online.



Quando? 22 de setembro (terça-feira), às 19h30min

Onde? Colégio Brasileiro de Altos Estudos, UFRJ (Avenida Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro)

Com transmissão online.



SOBRE O PROGRAMA CULTURA E PENSAMENTO

Em sua retomada, o programa pretende construir conexões entre diferentes saberes, fortalecendo a cidadania, a alteridade e a democracia. A ideia é possibilitar a tradução semântica, o estabelecimento de sínteses teóricas, tópicos para atuação social, referenciais para a criação estética, além de atualizar as bases programáticas e ordenamentos institucionais no campo das políticas públicas.



OBJETIVOS DO PROGRAMA

1. Abordar e provocar grandes temas da cultura no debate nacional e internacional, estimulando um ambiente democrático de diálogos e alteridade e potencializando a discussão sobre cultura e política e política cultural, provocando areflexão sobre os valores presentes em nossas sociedades;

2. Atualizar e ampliar a reflexão sobre as políticas culturais no Brasil e no mundo, seus processos e prioridades, aprofundando a consciência sobre os direitos culturais e as conquistas da agenda transformadora da cultura no Brasil

3. Incentivar iniciativas provenientes da sociedade, por meio de congressos, encontros, pesquisas, estudos, mapeamentos, processos formativos, publicações, construção de metodologias, eventos acadêmicos, etc., envolvendo diferentes saberes, contribuindo para o processo de formação e qualificação dos agentes culturais e da democratização do conhecimento sobre o campo cultural, estimulando conexões de saberes;


A coordenação do programa é da Secretaria de Políticas Culturais e da Fundação Casa de Rui Barbosa. Em 2015, o programa será realizado em parceria com a Funarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), Instituto Alice, Instituto Trocando Ideia, Fundação Bienal do Mercosul, Câmara Riograndense do Livro, Prefeitura Municipal de Serra Talhada – PE e da Rede de Culturas Populares.

Fonte: Fundação Casa de Rui Barbosa (MinC).



*************************************



Alê Barreto (ou Alexandre Barreto) é administrador de empresas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Concluiu sua formação em gestão pública em cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Continua estudando e pesquisando. Quer ingressar no mestrado. Gosta de desafios. Isso faz com que esteja aberto a convites, à novas oportunidades e a trabalhar em diferentes lugares. 
Saiba mais

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: