quinta-feira, julho 09, 2015

Stephen King aconselha: "aproveite"





Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



No livro "Erros fantásticos: o discurso Faça Boa Arte de Neil Gaiman", o escritor de Sandman comenta que uma vez Stephen King, escritor americano reconhecido por uma extensa obra de contos de horror fantástico e ficção, falou a seguinte frase sobre o seu trabalho: "Isso é muito legal mesmo. Aproveite".

Neil Gaiman fala no livro que não entendeu o ensinamento na hora, veio a entender somente anos depois. 

A ideia central do "aproveite" é você parar de ficar arrumando discursos e conceitos "artísticos" para adiar a vivência plena de suas experiências.

Pare de ficar dizendo que "quer viver de arte", que "quer viver de cultura", que "quer viver de música", que "quer viver de dança", etc. Pare de ocupar todo o seu tempo reclamando de como funciona a produção e gestão cultural no Brasil.

Viva. Aproveite. Tão importante quanto produzir algo, é curtir e aprender com essa produção.


(Observação: o livro Erros Fantasticos - o Discurso "Faça Boa Arte" de Neil Gaiman trata-se de um discurso de formatura realizado pelo escritor em maio de 2012 na University of the Arts na Filadélfia)

************************************



Alê Barreto (ou Alexandre Barreto) é administrador de empresas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Concluiu sua formação em gestão pública em cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Gosta de desafios. Isso faz com que esteja aberto a convites, à novas oportunidades e a trabalhar em diferentes lugares. 
Saiba mais

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: