quarta-feira, janeiro 21, 2015

Segurança tem que estar na lista de prioridades do planejamento de um evento






Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com



No fascículo 24 do meu livro "Aprenda a Organizar um Show" que trata da questão da segurança, oriento: 

"o que precisa de segurança? As pessoas, sempre em primeiro lugar".

Esta percepção em 2007, de um produtor cultural independente estreante, não estava muito longe da realidade brasileira. A evidência disso foi a constatação de um grande número eventos acontecendo no Brasil com irregularidades e situações de risco similares às da tragédia da boate Kiss.

O Ministério da Justiça publicou então a Portaria 3.083/2013 (ver também nota técnica 304/2013 da Secretaria Nacional do Consumidor) e iniciou uma campanha educativa buscando sensibilizar a sociedade para estar atenta ao cumprimento destas determinações. Mas... ainda há muita coisa a ser feita. 


A matéria "Boates do Rio e São Paulo ainda apresentam falhas, um ano após Santa Mariade Alana Gandra publicada no portal da Agência Brasil traz muitas evidências disso. Segue a citação de alguns trechos:


- "(...) uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) feita com 14 casas noturnas das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro chegou a conclusão que as falhas em relação à segurança e aos direitos do consumidor persistem na maioria dos estabelecimentos";


- "O estudo revela que, no cômputo geral, as boates de São Paulo estão em condições melhores que as do Rio de Janeiro".


- "(...) alguns itens parecem ser completamente ignorados pelas casas noturnas. Entre eles, o alvará de funcionamento e a indicação de lotação máxima, que devem ser afixados na entrada das casas noturnas e cinemas".


- "Destaque ainda para a falta de higiene e de conservação, principalmente dos banheiros. Caso da maioria das boates do Rio de Janeiro e de dois estabelecimentos de São Paulo".


As informações da pesquisa me levam a pensar também que:

- o não cumprimento das normas de segurança e do consumidor apontam a necessidade de maior fiscalização;

- há necessidade de um sistema de inspeção dos espaços e emissão de alvarás mais ágil: uma vez corrigida a situação irregular e recolhidas as taxas devidas, ter-se um prazo de 48 horas para emissão de alvarás e autorizações, de forma que os empresário que cumprirem com a legislação vigente não sejam obrigados a ficar de "portas fechadas" aguardando burocracias que atrapalham a vida de todos;

- os consumidores brasileiros precisam estar mais atentos e perder a vergonha de fiscalizar;

- é preciso melhorar a qualificação profissional das pessoas que atuam em eventos, entretenimento e ações culturais. Garanto para você que a maior parte dos alunos de produção no Brasil desconhecem a maior parte das leis que precisam ser atendidas.


Se a segurança nas duas maiores metrópoles brasileiras, que possuem a maior infraestrutura de lazer, cultura e entretenimento, está assim, como estão as demais cidades brasileiras?


Leia a matéria da Agência Brasil na íntegra.


Este conteúdo foi publicado no post "Fazer produção não é aventura: tem que ter segurança" publicado em março de 2014.



************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do conceito, blog, marca e do programa formativo "Produtor Cultural Independente", possui duas características que marcam seu perfil. 


A primeira é que tornou-se um profissional multifuncional. Desafiando o paradigma de que uma carreira precisa obrigatoriamente ser focada, acredita na diversidade. É administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante, entre outras coisas. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa. Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro, associação cultural sem fins lucrativos cuja missão é oferecer acesso à arte no Vidigal.

A segunda característica é que adora novos desafios.

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: