segunda-feira, outubro 13, 2014

Lançado o livro "Novos modelos de produção musical e consumo"




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Mais notícias boas para quem busca fortalecer seu aprendizado sobre o universo da produção cultural. Lembro sempre de enfatizar que quando falo produção cultural não estou me referindo só a produção de eventos, só a projetos para editais e leis de incentivo, só a abrir empreendimentos criativos. Estou falando das mais diferentes profissões, carreiras artísticas, culturais e criativas  e cadeias produtivas das indústrias culturais, da comunicação, do entretenimento, da economia da cultura, da economia das artes e mais recentemente da economia criativa.

A boa notícia é que o pesquisador Valterlei Borges de Araújo se debruçou sobre as mudanças ocorridas no mercado fonográfico e lançou o livro "Novos modelos de produção musical e consumo: um estudo sobre as mudanças ocorridas com o advento das plataformas digitais" dia 7 de outubro na Livraria da Travessa (Centro, Rio de Janeiro) pela Editora da UFF.

No primeiro capítulo, é apresentado um levantamento sobre a história da indústria fonográfica e seu desenvolvimento, desde a invenção do fonógrafo no final do século XIX, até os dias de hoje, com o compartilhamento de arquivos. O segundo capítulo exibe ao leitor as duas principais visões de embate dentro desse contexto: a visão da indústria fonográfica, que se diz prejudicada e em declínio financeiro, e a visão do artista, que se diz emancipado dos antigos modelos de produção e apto a estruturar e guiar sua própria carreira.


No terceiro capítulo, o autor levanta algumas questões importantes impostas pelas recentes transformações midiáticas: a crítica cultural contemporânea, que ganha novos espaços e outras vozes, e a questão do valor, que há muito vinha sendo deixada de lado pelos Estudos Culturais. Ao longo do livro, Araújo conta com o apoio de outras pesquisas e estudos realizados anteriormente dentro e fora do Brasil, além de se valer de entrevistas, realizadas com o intuito de enriquecer e aprofundar o assunto. Por fim, o pesquisador tenta apresentar alguns caminhos possíveis dentro desse emaranhado de produções e informações.


Para adquirir o livro acesse este link


Fonte: Editora da UFF


************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
É um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: