sexta-feira, julho 04, 2014

Participe do encontro para produtores culturais "Acessibilidade em Cena" dia 21 de julho em São Paulo

aula com as professoras Janaina e Marise sobre o universo da acessibilidade visual




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Recebi um e-mail muito lindo hoje, o qual transcrevo abaixo.



[início do e-mail]

2014-07-03 15:43 GMT-03:00 Priscila Saraiva - Fundação Dorina

Olá Alê, tudo bem?

Escrevo para sugerir um tema para divulgação: o Workshop Acessibilidade em Cena.

Promovido gratuitamente pela Fundação Dorina, tem por objetivo reunir os profissionais que atuam com projetos culturais para abordar o tema acessibilidade nos diversos cenários culturais. A Deputada Federal Mara Gabrilli é uma das convidadas para falar sobre a influência das políticas públicas. Haverão cases de sucesso e palestras ministradas por profissionais diretamente relacionados aos temas da acessibilidade.

Abaixo mais informações sobre o workshop e o encontro. Você acha que pode divulgar nos seus canais?

Caso tenha interesse em aprofundar sobre o tema da cultura e a acessibilidade, os profissionais da Fundação Dorina estão à disposição.

Obrigada,

Priscila Saraiva
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Nossa Imagem / Comunicação
Tel: (11) 5087-0962 / 99692-8142
Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • Vila Clementino • 04037-001 • São Paulo • SP
www.fundacaodorina.org.br


[fim do e-mail]


Então é claro que segue abaixo o release de um importante encontro que está sendo organizado em São Paulo.


[início do release]

ENCONTRO PARA PRODUTORES CULTURAIS

Workshop Acessibilidade em Cena terá a participação de Mara Gabrilli e acontece como o objetivo de divulgar soluções que garantam a inclusão da pessoa com deficiência em projetos culturais

Com o objetivo de esclarecer dúvidas, apresentar soluções e informar sobre as possibilidades de tornar ações culturais acessíveis, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove o Encontro para Produtores Culturais "Acessibilidade em Cena". O workshop acontece no dia 21 de julho, de 9h às 17h, e é direcionado aos produtores culturais, profissionais de cinema, produtoras de vídeo e eventos, museólogos e outros da área cultural. 

As inscrições limitadas e gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 pelo site www.fundacaodorina.org.br ou pelo telefone (11) 5087-0992.

Para enfatizar a acessibilidade em projetos culturais, a Deputada Federal Mara Gabrilli é uma das convidadas especiais, que falará sobre "Políticas Públicas e Acessibilidade Cultural - Projetos Culturais para Todos". O workshop "Acessibilidade em Cena" também abordará tópicos que relacionam a acessibilidade aos desafios e inovações criativas, ao universo infantil e à audiodescrição; a pessoa com deficiência como público de produções culturais; museus e exposições com acessibilidade; politicas públicas, apresentação de cases, além de uma vivência e visita à Fundação Dorina. Os temas estão diretamente ligados a assuntos que garantem o acesso de pessoas com deficiência a diferentes espetáculos, shows, exposições e ambientes culturais.

"Queremos sensibilizar e inspirar os produtores culturais para que pensem e insiram a acessibilidade quando surgir uma agenda cultural", explica Edson Defendi, Assessor em Acessibilidade na Fundação Dorina. "Quando profissionais relacionados à cultura tornam seus projetos acessíveis eles não só ampliam o público ao incluir as pessoas com deficiência, bem como cumprem a Lei de Acessibilidade; ganham credibilidade ao se inscreverem para editais de captação de recursos e incentivos, e participam de um movimento que busca igualdade para todos".

O workshop é uma realização da Fundação Dorina por meio da área "Soluções em Acessibilidade", responsável por difundir recursos para que a sociedade pratique a inclusão.


Serviço

Acessibilidade em Cena
Data: 21/07/2014, segunda-feira

Horário: 9h às 17h

Local: Rua Doutor Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino (SP)

Inscrições gratuitas: (11) 5087-0992 / www.fundacaodorina.org.br


Sobre Soluções em Acessibilidade

A área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para que todos os ambientes sociais estejam preparados para receber as pessoas com deficiência visual. A unidade de negócio é responsável por prestar consultoria e indicar serviços e produtos adequados às empresas que querem tornar a sociedade mais inclusiva e igualitária. O público-alvo da área são pessoas interessadas em acessibilidade que atendam a legislação e que promovam a inclusão de pessoas com deficiência. Entre as opções estão cardápios, folhetos ou formulários acessíveis; programa de seleção de candidatos para vagas em organizações e até a capacitação de professores e oficina com alunos sobre diferentes temas. A renda obtida com as prestações de serviço possibilita que a Fundação Dorina dê continuidade a um trabalho que há 68 anos busca a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da leitura, atendimento especializado, reabilitação e cursos de capacitação profissional. Informações: (11) 5087-0992 / www.fundacaodorina.org.br.


[fim do release]


Convido aos organizadores do próximo Encontro Nacional de Produção Cultural, cursos livres, de ensino médio, graduação e pós-graduação em administração, produção e gestão cultural para que juntos comecemos a incluir em nossas ações formativas o tema da acessibilidade e em especial a acessibilidade que permita construção de platéias com maior presença das pessoas que possuem deficiência visual.

Parabéns a Fundação Dorina Nowill e a Mara Gabrili pela excelente iniciativa.



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog e da marca "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.


Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: