quinta-feira, julho 24, 2014

Lições sobre carreira artística no documentário "Chitãozinho & Xororó: Somos Assim"


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Assisti hoje no Canal BIS o documentário "Chitãozinho & Xororó: Somos Assim".

Eu recomendo muito para todos os profissionais que estão buscando aprimorar a gestão de sua carreira artística.

As lições contidas nos depoimentos são inúmeras.

Duas me chamaram a atenção. A primeira é a clareza que Chitãozinho & Xororó tinham sobre a necessidade de inovar, mesmo diante de barreiras do mercado. Muitas vezes os contratantes tentavam convencê-los a se apresentar "sem a banda" dizendo que não era necessário e que "não havia dinheiro para tudo". Eles tocaram dois anos bancando a estrutura da banda do próprio bolso e mostraram com sua atitude que quem sabia o que era bom para a banda eram eles próprios. Sabiam o que era bom para o seu caminho artístico e para o seu futuro no mercado.

A outra importante lição foi também a percepção sobre as etapas de sua carreira artística. Vejam no trecho do documentário disponível no portal do Canal BIS o depoimento deles sobre a opção por um novo rumo e parceria com Fernando e Sorocaba.



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.


Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: