terça-feira, maio 13, 2014

O Brasil é uma rede de pequenos municípios

Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



Pois é, o Brasil "parece, mas não é". A imagem que se tem do Brasil no exterior, em sua maior parte, tem como referência as nossas capitais. A grande aglomeração urbana das metrópoles também produz este efeito. Os moradores das capitais acreditam que o Brasil é a representado somente pelas suas capitais. Mas a coisa não é bem assim. A realidade é que a maioria dos municípios brasileiros não são capitais. Temos 27 capitais e mais de 5000 municípios.

Escrevi sobre isso no texto "Boa notícia: 73,3 % dos municípios brasileiros podem se desenvolver dinamizando a cadeia produtiva da cultura" e a minha impressão continua atual como naquela época. No interior, as atividades produtivas, ou seja, aquelas que geram trabalho e renda, continuam concentradas em sua maior parte no extrativismo, agricultura, pecuária, pesca e na indústria relacionada a estes segmentos. No entorno disso, temos o comércio e serviços, que se desenvolve como consequência do crescimento dos setores mencionados.

O que mudou de lá para cá? Muita coisa. Na minha opinião, uma das maiores mudanças em curso, a qual sempre comento em minhas consultorias, aulas e curso, é que cada vez mais as pessoas estão começando a enxergar o seu município para além dos estereótipos.

Vejamos um exemplo. Eu sou gaúcho. Você, que está lendo este texto, de qualquer cidade do Brasil, deve ter uma "imagem" do que seja ser gaúcho. É o que os sociólogos chamam de "representação". Agora, me diga, você realmente acredita que todos os gaúchos que vivem nos mais de 400 municípios do RS, são iguais? Que todos comem carne? Que todos se orgulham da Revolução Farroupilha? Que todos somos brancos e descendentes de europeus? Claro que temos características em comum, mas temos também muitas diferenças. Somos formados por muitos povos. O mesmo acontece com Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Acre, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, e por aí vai.

Perceber as semelhanças e diferenças está sendo possível com a ampliação da infraestrutura de comunicação, com a ampliação do acesso à educação e com a melhoria da renda.

Outra grande mudança está sendo as cidades entenderem que podem se articular, sem necessariamente dependerem das capitais. Um município do Norte pode se articular com outro do Sul, do Centro-Oeste, etc, sem necessariamente ter que passar pelas capitais.


Imagine quantas redes de produção, circulação, distribuição e consumo de arte, comunicação, cultura e entretenimento são possíveis dentro do Brasil?

O recado é o seguinte: comece a ver o Brasil com mais atenção. O Brasil é uma rede de pequenos municípios.


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: