quinta-feira, maio 15, 2014

Lançamento do projeto "Caprichos" de Hamilton de Holanda na Escola de Música da Rocinha



Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Há poucos dias divulguei o aniversário da Escola de Música da Rocinha. Na próxima sexta-feira, 16 de maio, Hamilton de Holanda estará lá na escola lançando o projeto "Caprichos".


Transcrevo aqui informações do site do projeto.


Sobre o projeto

Este é um trabalho artístico-construtivo. Construtivo pelo conteúdo técnico nele presente, um caminho para o repertório da música brasileira pelo bandolim 10 cordas. Artístico porque é baseado na busca pela beleza através da melodia. Melodia que se basta por ter na sua essência o rítmo e a harmonia.

O impulso inicial para as composições foi o solfejo. Os primeiros caprichos foram feitos em apenas um fôlego; o objetivo era, inicialmente, não pensar, deixar que o caminho melódico levasse ao resultado musical. Além disso, com certeza surgiriam melodias não-bandolinísticas, que desafiam o músico a encontrar novas soluções técnicas. Com essas ideias já consolidadas até o quinto capricho, as composições passaram, também, a serem feitas com o próprio bandolim e escritas direto na partitura.

São vários temas, sejam técnicos ou estéticos. Melodias infinitas, melodias em espiral, melodias simples e complicadas. Mesmo os tempos e compassos foram descobertos através das linhas melódicas. Pelos nomes, pode-se ter uma noção destes temas: Capricho do sul, Capricho Brasileiro, Capricho de Espanha, Capricho Venezuelano, Capricho da lua, Capricho do sol, Capricho do oriente, etc - no total são 24 caprichos. Cada um deles com a atenção de pelo menos um tipo de técnica.

Apesar de serem melodias 'auto-suficientes' na sua concepção inicial e também temas polifônicos - onde os 3 elementos da música (melodia, harmonia e ritmo) estão presentes do começo ao fim - foram criados arranjos para se tocar com outros instrumentos, considerando que a música é um ‘encontro social’ fundamental, é um 'lugar' onde as pessoas se encontram. Para a gravação de alguns temas foram convidados músicos experientes que também ajudaram na concepção do registro dos temas. Além disso, abriram a possibilidade de se tocar os caprichos em qualquer outro instrumento, não só o bandolim 10 cordas.

Importante aos estudiosos: no site criado para esse projeto temos em cada música dicas e informações que ajudam a entender a estética e a técnica de cada peça, além das partituras em dois tipos de arquivos (pdf e xml). Os áudios foram gravados em alta resolução. Não é um método propriamente dito porque segue mais os padrões artísticos do que técnicos, mas ajuda bastante o músico a ter uma noção ampla da música, com os 3 elementos sempre presentes na percepção.

Sejam fáceis ou difíceis, os Caprichos sempre têm um alerta silencioso: os olhos podem marejar, mas os dedos sempre devem estar preparados para a próxima nota. Essa é uma busca sem fim.


O projeto Caprichos é uma realização de Marcos Portinari e Hamilton de Holanda com participações de André Mehmari, André Vasconcellos, Bebê Kramer, Gabriel Grossi, Guto Wirtti, Rafael dos Anjos, Rogério Caetano e Thiago da Serrinha.


Serviço

HAMILTON DE HOLANDA na Escola de Música da Rocinha
16/5 – SEXTA-FEIRA – 19h
Lançamento do projeto Caprichos
Auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare
Av. Niemeyer, 776 – 18º andar – São Conrado
(em frente à Rocinha, ao lado do Complexo Esportivo e da GRES Acadêmicos da Rocinha)
ENTRADA FRANCA
(distribuição de senhas a partir das 18h no hall de entrada)

Participe da campanha de comemoração dos 20 anos da Escola de Música da Rocinha

Compartilhe o primeiro fascículo em espanhol do livro "Aprenda a Organizar um Show" (“Hacer la producción”, ¿qué diablos es eso?)



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: