sexta-feira, maio 09, 2014

Administração, produção e gestão cultural como elemento facilitador da carreira artística e criativa


Foto de abertura do V Seminário Internacional de Políticas Culturais - 2014/crédito: Alexandre Barreto


Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Esta foi uma semana muito importante para mim em 2014. Pude novamente acompanhar, como faço desde 2010, o Seminário Internacional de Políticas 
Culturais no Rio de Janeiro, organizado por Lia Calabre, Maurício Siqueira e Adélia Zimbrão. Trata-se de um encontro de especialistas, estudiosos, gestores e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais (veja a programação do seminário aqui e informações sobre cada mesa aqui.

Cresceu o o número de trabalhos apresentados, temas e olhares sobre os assuntos pesquisados.

Me chamou a atenção a pequena participação do Rio Grande do Sul neste seminário, que já havia observado em outros anos. Tenho certeza que podemos participar mais deste importante espaço de diálogo, troca e debate de ideias.

Também pude pela primeira vez apresentar um artigo, elaborado a partir de questões que observo convivendo com profissionais das áreas criativas, culturais, artísticas, de entretenimento e de eventos, desde 2003. Questões que também venho abordando neste blog desde 2006, nos meus textos publicados no portal colaborativo Overmundo desde 2007, nos meus cursos, palestas e workshops desde 2009 e ultimamente na entrevista “O setor de cultura precisa se organizar” concedida para o caderno de cultura do jornal “A Tarde” de Salvador em outubro de 2013, no artigo “Elementos para se pensar uma carreira profissional artística e criativa” publicado na revista acadêmica Cadernos do CEOM (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina), número 39, da Universidade Comunitária de Chapecó (SC) UNOCHAPECÓ, edição especial sobre os temas Economia Criativa e Economia da Cultura em dezembro de 2013 e no texto da minha monografia de conclusão do MBA em Gestão Cultural (curso que é um convênio da Universidade Cândido Mendes com a Associação Brasileira de Gestão Cultural).

A proposta do artigo é mostrar, tanto para o poder público como para iniciativa privada e sociedade civil, a importância de se aprimorar a formação artística com o diálogo com as disciplinas da administração, produção e gestão cultural.

Convido as todos para lerem o artigo e espero que contribua com suas reflexões, projetos e trabalhos.

O artigo pode ser baixado gratuitamente neste link

Após ler, compartilhe.



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: