quarta-feira, abril 16, 2014

Programa Natura Musical destina 6,4 milhões a projetos e abre nova modalidade de patrocínio a iniciativas voltadas ao mercado digital



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Para quem já fez a lição básica (ter a organização mínima necessária), está no ar mais uma boa oportunidade para obter recursos e viabilizar novas etapas na carreira artística musical.

Estão abertas as inscrições do edital Natura Musical nacional. Fiquei sabendo através do press kit da conteudopublicacoes.com.br/natura/ , do qual transcrevo aqui algumas informações.


Foco do programa

O Natura Musical apoia iniciativas culturais de diversas áreas artísticas que tenham a música brasileira como foco em três vertentes de atuação:

- projetos emblemáticos de ícones da música brasileira, que representam marcos de carreira para os artistas, com grande potencial de reverberação com o público;

- trabalhos inéditos de novos artistas que despertam interesse da crítica e do público, com potencial para elevar suas carreiras a um novo patamar no curto prazo com o apoio do Natura Musical;

- iniciativas voltadas para a preservação e difusão de conteúdos de música de raiz, regional, folclórica, de caráter histórico ou antropológico, e ainda projetos de valorização da cultura regional e de formação de novos músicos. 




Números do Natura Musical


Novidade

Em 2014, o programa mantém essas vertentes de atuação, mas cria uma nova modalidade de patrocínio dedicada a projetos de difusão, acompanhando o crescimento do mercado digital que, segundo estudo divulgado em março pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), registrou crescimento de 22,39% em 2013:

- lançamento de novos trabalhos: projetos inéditos de CDs, DVDs e vinis, com turnês de pequeno, médio e grande porte;

- formação, documentação e legado: projetos de formação musical, formação de público, documentação e/ou preservação da música brasileira;


- conteúdo e novos formatos: projetos de difusão da música brasileira por meio de clipes, programas para web, conteúdos para TV, aplicativos, áudio, podcasts, blogs, etc.



No portal Natura Musical são lançados inúmeros singles oferecidos para download gratuito e até discos inteiros para audição em streaming, a exemplo de Na Medida do Impossível, de Fernanda Takai. Ouça o álbum na íntegra: www.naturamusical.com.br

Como acontece a seleção

Para a seleção de um projeto, um pré-requisito obrigatório é a adequação ao conceito Natura Musical, que considera a valorização da música que tem origem na essência da brasilidade, mas que dialoga com os sons do mundo. Após o filtro inicial, são considerados nove critérios, classificados de acordo com a importância: excelência artística, relevância cultural e visibilidade figuram no peso 3; potencial de mobilização, inovação e democratização do acesso são peso 2; Abrangência, Viabilidade e relação custo-benefício são considerados peso 1. 
Integrantes das comissões de especialistas do Natura Musical comentam o que mais chama a atenção na avaliação dos projetos inscritos.

Leia o edital


Inscrições para edital nacional estão abertas no portal do programa Natura Musical



Conheça ainda sobre o Programa Natura Musical


O papel do programa na nova cadeia da música brasileira.

Ações de apoio a novos talentos, grandes nomes em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação do legado brasileiro.

Artistas que despontaram como apostas do programa Natura Musical.






**********************************************************************************************

Leia também


Nova edição da Revista do Observatório Itaú Cultural apresenta o tema Cultura e Formação

Gestão cultural é uma nova profissão? Gestão cultural se ensina?


**********************************************************************************************

Vem aí os novos workshops do Produtor Cultural Independente em 2014!

Participe das primeiras turmas! Faça parte da lista de interessados. Adicione nos comentários seu nome completo, cidade onde reside e e-mail de contato ou envie estes dados para alebarreto@gmail.com



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Um comentário:

Ricardo F Ramos disse...

Pacotes de produção musical - Sou produtor musical a mais de 30 anos - Realização total de Produção Musical para seu CD com: Produtor Musical ,, estudio de gravação , arranjos, musicos e mixagem.