segunda-feira, novembro 04, 2013

O que deve prevalecer: o direito coletivo de conhecer a história de personagens públicos da cultura do país ou o direito individual de imagem?



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Produtores costumam estar atento para a questão dos direitos autorais quando o assunto aparece. A prevenção ainda é novidade no Brasil.


Entretanto, uma polêmica vem chamando a atenção para este assunto. Uma biografia deve precisar de autorização prévia para ser escrita?

A questão é complexa. 

Semana passada, assisti o programa Roda Viva da TV Brasil. No centro do debate, o jornalista e escritor Paulo Cesar de Araújo, falou a respeito da polêmica sobre o direito de se escrever e publicar biografias.

Assista ao programa. Após assistir, veja outros pontos de vista sobre o assunto e construa a sua própria opinião.



******************************************************************************************************
[NOVO!]

Leia o "Roteiro de articulação, mobilização e captação de recursos: quais são as minhas necessidades"
http://produtorindependente.blogspot.com.br/2013/08/roteiro-de-articulacao-mobilizacao-e.html


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.

Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: