sexta-feira, outubro 04, 2013

Trabalhar sozinho é uma opção. E traz resultados.


Foto: Carol Corso



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com

Acho muito importante o artista ter atitude. E esta qualidade não falta ao meu amigo Gustavo Telles. Em 2007 trabalhamos juntos na produção e gestão da banda Pata de Elefante.

Gustavo está trilhando uma bonita carreira solo. Aproveitei para compartilhar aqui um pouco de suas últimas ações e próximos projetos, em uma rápida entrevista.


Alê Barreto – Gustavo, você é muito conhecido pelo trabalho pioneiro que liderou à frente da banda Pata de Elefante. Contudo, sua carreira não resume-se somente as composições, a bateria e a produção da Pata de Elefante. Sei que você é um compositor, intérprete, produtor musical, produtor executivo, empresário... enfim... quem é o artista Gustavo Telles?


Gustavo Telles: Pela necessidade, fui aprendendo a desempenhar diferentes papéis como produtor executivo, musical e articulador. Pelo amor à música e pela também necessidade de me expressar, toco bateria, violão, baixo, componho e canto. E assim posso me dizer que o artista Gustavo Telles é movido pelo amor à música e pela necessidade de se expressar e de se manter vivendo da música e para a música.


Alê Barreto – Existem temas centrais em suas composições ou isso varia conforme o trabalho que você realiza?


Gustavo Telles: Podem variar bastante. No entanto, no meu primeiro disco, o tema central é o amor, abordado a partir de perspectivas diferentes. No segundo álbum, outros temas também são abordados, mas o amor também tem um papel fundamental.


Alê Barreto - Como iniciou o trabalho do álbum “Eu perdi o medo de errar”? Fale sobre o que motivou a criação das composições e a formação de uma banda com músicos de diversas vertentes da cena musical do RS.


Gustavo Telles: As composições deste segundo disco dão uma sequência natural ao primeiro, “Do seu amor, primeiro é você quem precisa”. As motivações são diversas, a cada dia que passa, ocorrem inúmeras fatos, e todo acontecimento pode inspirar uma canção. Mas acredito que esse disco, assim como o primeiro, também tem uma certa linha condutora. E nesse caso, com certeza isso tem a ver com o fato da Pata de Elefante ter acabado. Chegamos ao fim da linha, e não há nada de mais nisso. No entanto, foram 11 anos de entrega a esse trabalho e não há como não sentir a mudança, por mais natural que ela seja. Agora que o disco está pronto, escuto e vejo que ele tem a ver com esse recomeço que estou vivendo. E isso tem sido muito bom!


Alê Barreto - Muitos artistas tem dificuldade no relacionamento com os selos e gravadoras. Outros não. Como tem sido sua relação com a Monstro Discos e a Trama, gravadora independente de São Paulo liderada pelo produtor João Marcelo Bôscoli?


Gustavo Telles: A Monstro lançou os dois primeiros discos da Pata. E a Trama lançou o terceiro da Pata e o meu primeiro. Neste momento, não tenho relação com nenhuma gravadora. E digo que estou gostando e muito. As vantagens e desvantagens sempre existem. Mas estou gostando muito de trabalhar sozinho, sem ter contrato com gravadora.


Alê Barreto - Quais são os próximos passos do trabalho?


Gustavo Telles: Acabo de enviar pra fábrica o disco “Eu perdi o medo de errar”. Estou com um projeto de financiamento coletivo na internet, para poder dar conta dos custos de finalização do disco e do show de lançamento. Para quem quiser saber mais sobre esse projeto, o endereço é http://www.tragaseushow.com.br/projeto/gustavo-telles . E no dia 26 de novembro, acontece o show de lançamento deste novo álbum no Teatro São Pedro, em Porto Alegre/RS.



******************************************************************************************************

[NOVO!] 

Leia o "Roteiro de articulação, mobilização e captação de recursos: quais são as minhas necessidades"
http://produtorindependente.blogspot.com.br/2013/08/roteiro-de-articulacao-mobilizacao-e.html



******************************************************************************************************

* Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, diretor de produção e produtor executivo, possui competências tanto para organização de eventos e direção de produção como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos. Sua ação pioneira de compartilhar suas experiências práticas têm contribuído para a organização e desenvolvimento de setores criativos brasileiros. Criador do blog “Produtor Cultural Independente”, ativo desde 2006, possui diversos textos citados e recomendados em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. 

Seu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, já foi acessado por mais de 22.000 pessoas e rendeu-lhe convite para cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil e a indicação em 2013 ao Prêmio Dynamite de Música Independente (SP).

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ).


Nenhum comentário: