segunda-feira, setembro 09, 2013

Estão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos, uma iniciativa do Ministério da Cultura






Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com



Amigos, uma ótima notícia para iniciar a semana. Estão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Gestão do Ministério da Cultura.





Ano passado, ministrei aula neste programa, no Ministério da Cultura em Brasília. Na aula "Produção, Administração ou Gestão Cultural? Reflexões Sobre Desafios e Oportunidades na Cena da Produção Cultural Contemporânea Brasileira" falamos sobre o novo cenário da organização da cultura no Brasil, o crescimento da produção de conteúdo voltado à pesquisa e à prática da produção cultural, os desafios existentes na carreira de produtor cultural e as perspectivas para os próximos anos. Em toda produção desta atividade formativa, realizada com excelência pelo Instituto Itaú Cultural, pude perceber a seriedade e a qualidade do programa (vejam a avaliação realizada pela Fundação Getúlio Vargas).







Novidade: Ministério da Cultura incentiva à formação dos profissionais para continuidade e carreiras artísticas a médio e longo prazo


As secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), da Economia Criativa (SEC), Executiva e a diretoria de Direitos Intelectuais (DDI) do Ministério da Cultura (MinC) estão de parabéns pelo novo formato do programa.

Este ano a proposta é preparar o artista ou gestor cultural para que ele consiga dar continuidade e desenvolver seu trabalho a médio e longo prazo de forma sustentável.


O curso será voltado para o conhecimento das políticas culturais desenvolvidas pelos órgãos públicos e privados de cultura, a elaboração e gerenciamento de projetos culturais, gestão de carreiras e formatos de negócios do campo cultural, além da gestão de redes, coletivos e equipamentos culturais. Com toda essa programação, o atual modelo visa proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia criativa, direito autoral, marketing, artes e cultura.
Dica rápida para todos


O que é o Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos?

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Economia Criativa e a Diretoria de Direitos Intelectuais.


Público alvo


O programa é voltado para a capacitação continuada de agentes culturais atuantes na área (artistas, gestores públicos, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais). 



Objetivo

O intuito é preparar estes profissionais para que dominem a elaboração e desenvolvimento as etapas do negócio cultural.


Como foi a primeira edição do curso

A primeira edição do curso, que se chamava Programa de Capacitação em Projetos Culturais, teve como foco a qualificação de profissionais em políticas públicas de cultura, elaboração e gestão de projetos culturais. Nesta nova edição, foram inseridos conceitos relativos à economia criativa e conteúdos sobre gestão de empreendimentos criativos, ampliando seu programa original.


Novidade da segunda edição

A proposta do novo formato do programa de capacitação é preparar o artista ou gestor cultural para que ele consiga desenvolver sua atividade não só como um projeto de curto prazo, mas também dar continuidade e desenvolver seu trabalho a médio e longo prazo de forma sustentável.

O curso será voltado para o conhecimento das políticas culturais desenvolvidas pelos órgãos públicos e privados de cultura, a elaboração e gerenciamento de projetos culturais, gestão de carreiras e formatos de negócios do campo cultural, além da gestão de redes, coletivos e equipamentos culturais. Com toda essa programação, o atual modelo visa proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia criativa, direito autoral, marketing, artes e cultura.


Estrutura do curso

O programa foi dividido em quatro etapas, sendo que as duas primeiras serão ministradas na modalidade de ensino a distância. Já as oficinas presencias começam a partir da terceira etapa. O acesso à etapa seguinte é condicionado à aprovação na etapa anterior.

Na primeira etapa serão abordados conceitos básicos de gestão cultural e a segunda desenvolve os módulos de gestão de projetos culturais e de planos de negócios para empreendimentos criativos.

As oficinas presenciais, na terceira etapa, trabalham a prática dos conteúdos ministrados na segunda etapa.

As oficinas da quarta etapa são dirigidas aos alunos que desejarem desenvolver técnicas para o ensino das habilidades adquiridas durante a formação.


Primeira turma começa em setembro

As matrículas para a primeira etapa estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do SENAC/DF. O aluno deverá escolher apenas um dos polos ao inscrever-se. Todo o curso é gratuito, mas se o aluno residir em outra localidade, as despesas de locomoção e hospedagem para as oficinas presencias são de sua responsabilidade.

Aqueles que se inscreverem até o dia 18 de setembro participam da primeira turma, que inicia as aulas em 23 de setembro. As inscrições feitas após essa data ficam para a segunda turma, no dia quatro de novembro. Também está programada uma terceira turma, que deverá começar em fevereiro de 2014.

Para saber como funciona o programa, leia o Regulamento.

Para efetuar a matrícula http://ead.senacdf.com.br/mincinscricao/


Informações


Coordenação de Programa de Capacitação



Telefones: (61) 2024-2087 e 2024-2132 ou pelo email programadecapacitacao@cultura.gov.br


Fonte:

O texto acima foi produzido com base nos textos "Capacitação de gestores culturais" de Marcelo Leal e "Capacitação em projetos culturais" de Priscila Costa e Silva publicados no Ministério da Cultura.


******************************************************************************************************

[NOVO!] 

Leia o "Roteiro de articulação, mobilização e captação de recursos: quais são as minhas necessidades"
http://produtorindependente.blogspot.com.br/2013/08/roteiro-de-articulacao-mobilizacao-e.html


******************************************************************************************************

* Alê Barreto, a
tualmente um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ), é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, diretor de produção e produtor executivo, possui competências tanto para organização de eventos e direção de produção como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos. Sua ação pioneira de compartilhar suas experiências práticas têm contribuído para a organização e desenvolvimento de setores criativos brasileiros. Criador do blog “Produtor Cultural Independente”, ativo desde 2006, possui diversos textos citados e recomendados em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. 

Seu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, já foi acessado por mais de 22.000 pessoas e rendeu-lhe convite para cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil e a indicação em 2013 ao Prêmio Dynamite de Música Independente (SP).

Nenhum comentário: