segunda-feira, maio 27, 2013

Segurança e estabilidade ou autonomia e independência?



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Quem não fica satisfeito em ter um emprego com carteira assinada, salário bacana, plano de saúde, plano odontológico, benefícios e plano de carreira? Que tem como fator motivador para condução de sua vida profissional a segurança e a estabilidade, dificilmente vai querer abrir mão disso. Tenderá inclusive a achar que "não é normal" trabalhar sem estas condições.


Quem não gosta de fazer as coisas do seu jeito? Quem não gosta da ideia de ser independente? A liberdade de produzir utilizando a criatividade é um dos fatores que mais atraem os profissionais das áreas de arte, comunicação, cultura, entretenimento e economia criativa. Mas não são somente nestas áreas: se você fizer uma rápida pesquisa, perceberá que o sonho de muita gente é deixar de ser empregado e abrir um negócio, para poder ter autonomia.

Os fatores de motivação "segurança e estabilidade" e "autonomia e independência" não são necessariamente excludentes. Contudo, nem sempre você irá encontrar oportunidades de trabalho que apresentem os dois simultaneamente.

Para não ficar "paralisado" ou "andando em círculos" enquanto pensa sobre o assunto e sua vida vai passando, aqui vão dicas úteis que poderão lhe ajudar a pensar sobre esta questão com mais clareza:

- oportunidades de trabalho que apresentem segurança e estabilidade podem ser um caminho de transição para você migrar para trabalhos onde existam mais estímulos para sua autonomia e independência.

- oportunidades de trabalho que apresentem autonomia e independência podem trazer para você estímulo constante para aprender a construir segurança e estabilidade.

Lembre: acima de tudo, é fundamental você desenvolver o autoconhecimento, o qual irá lhe ajudar a perceber quais são as "trocas" que você necessita no seu momento atual de vida.

Leia também o texto "Começar a trabalhar com produção cultural" publicado no portal Overmundo.


***********************************************************************************************************


Inscrições para maratona de cursos em São Paulo

Dias 06 e 07 de julho estamos planejando uma maratona de cursos em São Paulo: "Aprenda a Produzir um Artista", "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Iniciar um Agenciamento Artístico".

Promoção: cada curso terá o valor de R$ 310,00. As primeiras 20 inscrições em qualquer curso até o dia 07 de junho de 2013 terão desconto especial: R$ 200,00 cada curso.


Entre em contato pelo fone (21) 7627 0690 ou pelo email alebarreto@gmail.com saiba como fazer sua inscrição com desconto.




***********************************************************************************************************


Agenda do Produtor Cultural Independente


Maio

Início das Inscrições para maratona de cursos de julho em São Paulo


Junho

08 de junho – 25a. turma do curso “Aprenda a Organizar um Show“

Uma parceria do Programa Produtor Cultural Independente com a Criativa Social
Inscrições (21) 3979-5472/3437-1160  e-mail: contato@criativasocial.com
www.criativasocial.com   https://www.facebook.com/CriativaSocial

 

13 de junho – palestra "De produtor para Produção"
9h30min no Auditório do IFRJ Campus Nilópolis (Rua Lúcio tavares, 1045/ Centro Nilópolis),  atividade promovida pelo Grupo Pet Conexões de Saberes em Produção Cultural, com a participação das professoras Ana Luisa Lima e Renata Silencio do curso CST/Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ.




O evento tem entrada franca

Julho

06 e 07 de julho – Cursos do Programa Produtor Cultural Independente em São Paulo.
Estamos organizando listas de interessados. Envie e-mail para alebarreto@gmail.com


17 de julho - 15ª turma do curso "Aprenda a Produzir um Artista" em Fortaleza (CE)

Veja como fazer sua inscrição com a produtora Romélia Soares pelo fone 85-9960-8023 ou e-mail romeliasoares@hotmail.com


Agosto



14 de agosto – Aprenda a Divulgar seu Evento
Uma parceria do Programa Produtor Cultural Independente com a Criativa Social
Inscrições (21) 3979-5472/3437-1160  e-mail: contato@criativasocial.com
www.criativasocial.com   https://www.facebook.com/CriativaSocial


28 de agosto – Aprenda a Iniciar um Agenciamento Artístico

Inscrições (21) 3979-5472/3437-1160  e-mail: contato@criativasocial.com
www.criativasocial.com   https://www.facebook.com/CriativaSocial



******************************************************************************************************

* Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas e produtor, possui competências tanto para organização e execução de atividades de produção executiva de eventos como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos, produção de conteúdo, palestras e ações formativas.

Escreve com freqüência no blog Produtor Cultural Independente, é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", é colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de economia criativa do SEBRAE, em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. Saiba mais

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: