segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Produtor Cultural Independente participa do projeto social Coletivo Coca-Cola do Instituto Coca-Cola do Brasil




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



Semana passada estive gravando um depoimento que será utilizado como parte do material didático do projeto social Coletivo Coca-Cola, do Instituto Coca-Cola do Brasil.

O projeto atende jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 25 anos e tem por objetivo aumentar sua empregabilidade.

Fiquei muito feliz de ter sido convidado e de poder continuar a estimular pessoas, que é uma das minhas vocações, como administrador e produtor.

No vídeo falei sobre atitudes e habilidades importantes, que aumentam as chances de ser contratado no ramo de eventos.

Não vou tirar a surpresa do vídeo, mas vou compartilhar uma das dicas: humilde.

Muitas pessoas estão indo para o mercado e para o Terceiro Setor com uma arrogância que dificulta o seu próprio crescimento.

Transcrevo abaixo um pequeno texto que escrevi direto no facebook:
"Agora, o mais difícil, de todos os itens relacionados ao aprendizado do bom senso, na minha opinião, sem sombra de dúvida, é a humildade. Só aprendemos a ser humildes quando temos coragem de ir ao encontro do outro, para ouvir, para falar o que concordamos, o que não concordamos, o que pensamos que está certo, o que achamos que está errado, o que pensamos que pode ser melhorado, ao invés de ficarmos achando que o que pensamos é o centro do mundo.

Enquanto acharmos que idade, tempo de trabalho, títulos de graduação, estar no mestrado ou no doutorado, ou ter um cargo de coordenador de projeto ou estudar numa universidade considerada como referência são os critérios para ouvirmos mais ou menos os outros ou para aprendermos mais ou menos com os outros, estamos longe de sermos humildes. Por consequência, mais longe de exercitarmos a arte do bom senso.

O bom é que nunca é tarde para começar a praticar a humildade.

Aceitar que não temos controle sobre tudo, aceitar que as pessoas podem fazer diferente do que consideramos ser o ideal é uma boa forma de aprendermos a ser humildes.

E este aprendizado não termina. Acontece durante toda nossa vida".

Avalie como estão suas relações no seu ambiente de estudo e trabalho e avance!

Sucesso, um grande abraço!

Alê Barreto



****************************************************************************************

*Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras, e do projeto Rio em Rede, uma parceria entre o Observatório de Favelas e o Instituto Avon.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: