terça-feira, janeiro 08, 2013

Dica prática para fazer orçamento de projeto




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Você sabe como as pessoas lidam com o assunto "orçamento"?



O vídeo acima do canal Porta dos Fundos no youtube mostra como muita gente lida com as necessidades de produção.


Esta atitude de ficar olhando uma planilha ao sabor das emoções e ir cortando custos, muito bem demonstrada neste divertido vídeo, representa muito bem o que acontece com muitas produções que depois você começa a ouvir a pessoa que lhe contratou para executar um projeto falar: "não foi previsto orçamento para isso...".


Dica: antes de abrir uma planilha em excel e ficar fazendo "brainstorm" tentando adivinhar tudo o que será preciso para o projeto, o que geralmente faz com que esqueçamos um ou vários itens, escreva numa folha como será a execução do projeto. Após fazer isso, vá para a planilha. Garanto que você fará um orçamento que irá dar suporte ao que realmente irá acontecer no futuro.




**************************************************************************

Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural



Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

Nenhum comentário: