segunda-feira, janeiro 07, 2013

Conheça o projeto Panorama Setorial da Cultura Brasileira




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Foi publicado recentemente o livro do projeto Panorama Setorial da Cultura Brasileira, de autoria de Gisele Jordão e Renata R. Allucci. Trata-se de uma pesquisa que foi realizada 
a partir de três métodos combinados e olhar editorial.



Métodos:


Desk-research, por meio de dados secundários, com utilização de informações coletadas de livros, materiais técnicos e científicos, websites, entrevistas e outros tipos de fontes, datadas entre 2007 e 2012. Os conteúdos adotados foram selecionados a partir de conhecimentos empíricos e científicos, produzidos por pesquisadores do mercado cultural e da academia. 


Pesquisa quantitativa. O universo pesquisado considerou produtores culturais proponentes de projetos enquadrados na Lei Rouanet, inscritos nos mecanismos Mecenato, Fundo Nacional de Cultura (FNC) e Recurso do Tesouro; com projetos apresentados entre 2007 e 2011; composto por pessoas físicas e jurídicas. Tais critérios demonstraram um universo de 14.853 nomes no território nacional. A base de dados da pesquisa foi construída por meio das informações do Salic.net durante o período de 7 a 29 de abril de 2011. Ao todo, foram organizados em base 7.000 nomes, considerados como o universo viável da pesquisa, ou seja, aquele que viabilizou o sorteio da amostra.





Pesquisa qualitativa


17 entrevistas com gestores ou decisores de empresas de capital privado – selecionadas a partir da representatividade qualitativa que apresentam para a pesquisa – que sejam, ou tenham sido, patrocinadoras regulares de atividades e eventos culturais em todo o País e com grande representatividade de investimento por meio da Lei Rouanet.

19 entrevistas com entidades, empresas e órgãos da administração pública que tenham atuação na área da cultura – as entrevistas aconteceram com decisores e gestores de Secretarias de Cultura dos Estados Brasileiros, Autarquias do Ministério da Cultura e empresas estatais selecionadas a partir da representatividade qualitativa que apresentam para a pesquisa.

4 entrevistas – selecionadas a partir da representatividade qualitativa que apresentam para a pesquisa – com empresas ou entidades que não estejam claramente identificadas com o setor público ou com o setor privado exclusivamente, e que representem amplamente os investimentos em cultura no Brasil.



Olhar editorial

Para deixar a leitura mais prazerosa e o material mais rico, foram
preparadas matérias jornalísticas ilustrativas que retratam algumas iniciativas e perspectivas da cultura nacional.


Conheça a pesquisa


Fonte: http://www.panoramadacultura.com.br/PSCB2011_12.pdf



**************************************************************************

CURSOS DO PROGRAMA PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE EM JANEIRO E FEVEREIRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO






15 PESSOAS JÁ CONFIRMARAM sua participação nos cursos do Programa Produtor Cultural Independente, selecionado pelo edital do Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e receberam descontos em suas inscrições.

Se você perdeu a promoção de Natal e a promoção de final de ano, criamos uma nova promoção para você ter um valor mais acessível em sua inscrição: comece o ano estudando.

De 03/01/2013 a 11/01/2013 você poderá receber um desconto de R$ 20,00 em cada curso, enquanto houverem vagas.



[INSCREVA-SE]

Clique aqui e conheça o 
Programa Produtor Cultural Independente e como fazer sua inscrição.


[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings].



**************************************************************************

Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural



Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

Nenhum comentário: