quarta-feira, dezembro 19, 2012

Promoção "comece o ano estudando": se inscreva nos cursos do Produtor Cultural Independente com desconto!


Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com 




ATENÇÃO: ESTÁ CONFIRMADA A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE NO RIO DE JANEIRO
 

Cada curso tem o valor de R$ 200,00, mas de 03/01/2013  a 11/01/2013, você poderá se inscrever com um desconto de R$ 20,00 em cada curso, enquanto tiverem vagas.

Saiba o que é o programa e como participar.



Programa Produtor Cultural Independente

O Programa Produtor Cultural Independente é a sistematização de uma série de reflexões do administrador e produtor Alê Barreto, iniciadas a partir do texto “Vamos educar pessoas para produção cultural?”, publicado no portal colaborativo Overmundo em abril de 2007.

A repercussão do texto levou a sua publicação posteriormente também no Guia Brasileiro do Mercado da Música 2008/2009, do Instituto Totem Cultural, de São Paulo.

Buscando dar início a uma série de ações práticas, Alê Barreto lançou em 2007, também no portal colaborativo Overmundo, o livro “Aprenda a Organizar um Show”, primeira publicação brasileira independente disponibilizada na internet de forma livre e gratuita sobre a tecnologia de produção de shows.

"Aprenda a Organizar um Show" surgiu da percepção que um novo mercado cultural está se estruturando no país e que necessita conteúdo voltado para educação, capacitação e negócios abertos, inclusivos e sustentáveis. A iniciativa vem contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da música.

Até o presente momento, o “Aprenda a Organizar um Show” já foi acessado por mais de 20.000 pessoas. Uma parte de sua edição impressa foi doada para atividades de capacitação no Instituto Estadual de Música da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

O livro em meio eletrônico e impresso deu origem a cursos e palestras que já foram assistidas por mais 500 pessoas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Sergipe e Minas Gerais.

Estes cursos, que integram o Programa Produtor Cultural Independente, já foram ministrados em parcerias com o Grupo Nós do Morro (RJ), Fórum Internacional do Software Livre (RS), graduação em Gestão Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), a Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (DF), Espaço Cultural Mapati (DF), Instituto Cervantes (MG), Espaço Cultural Letras e Ponto (MG), Galpão Cine Horto (MG), Santander Cultural (RS), Centro Cultural Justiça Federal (RJ) e SESC Rio.

O curso “Aprenda a Organizar um Show” foi um dos projetos selecionados do edital do CCJF 2012, produzido pela EmCartaz Empreendimentos Culturais no mês de janeiro.

Em maio de 2012, o Programa Produtor Cultural Independente foi ministrado no SESC São João de Meriti (RJ), na Oficina Produção Musical Independente.

Todas estas ações vem qualificando e formando novos agentes culturais e recebendo reconhecimento de sua importância através de convites por parte de instituições conceituadas para que sejam replicadas em novos espaços de reflexão.

Em abril de 2012, Alê Barreto ministrou a aula "Produção, Administração ou Gestão Cultural? Reflexões sobre desafios e oportunidades na cena da produção cultural contemporânea brasileira", dentro da Semana de Gestão e Políticas Culturais em Goiânia, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e do Observatório do Itaú Cultural.

Em julho de 2012, Alê Barreto ministrou a aula "Começar a fazer: caminhos e disputas no exercício da gestão e da produção cultural" em Brasília, em uma das sedes do Ministério da Cultura, a convite do Itaú Cultural, dentro da programação do "Encontro de Facilitadores", que encerra o primeiro ciclo do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O programa tem o objetivo é capacitar de forma continuada agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural.


Objetivos do programa

Os objetivos do Programa Produtor Cultural Independente são:


• apresentar um panorama do contexto atual da cultura no Brasil;

• ampliar as referências dos participantes sobre a organização da cultura no Brasil, mostrando novas tendências;

• incentivar os participantes a se tornarem agentes ativos no atual processo de integração entre as áreas de arte, comunicação, cultura e entretenimento;

• oferecer técnicas, sugestões de ferramentas e dicas práticas para aplicação do conhecimento de administração para produtos e serviços artísticos e criativos;

• provocar uma reflexão que leve a identificar quais práticas geram mais resultados nos trabalhos e nos negócios.


Módulos (cursos) do programa e datas previstas


O nível básico do Programa Produtor Cultural Independente é constituído de seis módulos (cursos):

Aprenda a produzir um artista – 8 horas (2 dias) - 15 e 16/01/2013

Das 17h às 21h

Ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a administrar sua carreira artística ou produzir artistas e grupos culturais.


Aprenda a criar oportunidades de negócio – 8 horas (2 dias) - 17 e 22/01/2013

Das 17h às 21h 

Ensina os primeiros passos para quem deseja avaliar com atenção seu contexto e converter obstáculos em oportunidades.


Aprenda a fazer propostas e projetos – 8 horas (2 dias) - 23 e 24/01/2013

Das 17h às 21h 

Ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a comunicar com mais clareza suas ideias para parceiros, apoiadores e patrocinadores.

Aprenda a organizar um show – 8 horas (2 dias) - 29 e 30/01/2013
Das 17h às 21h

Ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a realizar um espetáculo.


Aprenda a divulgar seu evento - 8 horas (2 dias) - 31/01/2013 e 05/02/2013
Das 17h às 21h 

Ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a ativar e mobilizar pessoas para seus eventos.


Aprenda a iniciar um agenciamento artístico - 8 horas (2 dias) - 06 e 07/02/2013
Das 17h às 21h 

Ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a vender trabalhos criativos de forma criativa.



Público alvo
Pessoas a partir de 16 anos interessadas em qualificar atividades do universo da produção e gestão cultural.



Como fazer sua inscrição

Você poderá fazer sua inscrição através da compra do curso pela loja online ou através de depósito bancário e envio de formulário de inscrição.


1 - Loja online

Para quem vai utilizar a loja online, existe a promoção "Comece o ano estudando" com um desconto de R$ 20,00 de 03/01/2013 a 11/01/2013

Acessando o endereço http://pupurricultural.loja2.com.br :


Escolha o(s) curso(s) que desejar fazer.

Clique em "adicionar ao carrinho"

Clique em "finalizar compra"

Na tela "finalizar compra", no campo "cupom de desconto" digite CUPOM180

Clique em "confirmar".

Siga os demais procedimentos do PagSeguro.


2 - Depósito bancário

Os que optarem pelo depósito bancário, basta realizar depósito no valor de R$180,00 (cento e oitenta reais) para cada curso que desejarem participar, até o dia 11/01/2013, na conta abaixo:

Bradesco
Ag: 2773-1
C/C: 30500-6
PUPURRI CULTURAL PRODUÇÕES
CNPJ: 13.774.958/0001-81


3 - Envio da inscrição

Após encerrar a compra, envie um e-mail para cursos@pupurricultural.com.br conforme o modelo abaixo:



Assunto (subject): Inscrição no curso [COLOQUE O NOME DO CURSO]

Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], telefone [COLOCAR SEU NÚMERO DE TELEFONE DE CONTATO], cidade [COLOCAR SUA CIDADE], estado [COLOCAR SEU ESTADO], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso divulgadas no blog Produtor Cultural Independente www.produtorindependente.com e informo que estou participando da promoção vigente de 03/01/2013 a 02/01/2013 pois efetuei o pagamento através da loja online ou depósito bancário em [COLOCAR A DATA].

Faço parte

(marque com um "x"):

( ) seguidores do blog www.produtorindependente.com
( ) seguidores do perfil https://www.facebook.com/alexandre.barreto.73 no facebook
( ) seguidores do twitter https://twitter.com/Alebarreto
( ) outros (especifique como chegou até aqui):___________



ATENÇÃO: promoção é válida até 11/01/2013.



Saiba mais sobre os cursos


 Conteúdo programático (por curso)


Aprenda a produzir um artista
- O que é produzir um artista?
- Que artista pode ser produzido?
- Quem pode produzir um artista?
- Produtor, empresário, agente artístico e representante: semelhanças e diferenças
- Atividades básicas de um produtor (atendimento/ comunicação/ secretariado/agenciamento/
captação de recursos/financeiro)
- Atividades avançadas de um produtor (planejamento de marketing/ planejamento de
comunicação/ planejamento estratégico)
- Recursos importantes para produção de um artista
- Kit inicial de comunicação para um artista
- Noções básicas sobre atendimento
- Noções básicas sobre condução de reuniões
- Noções básicas sobre apresentação de projetos
- Noções básicas sobre negociação e agenciamento
- Avaliação de risco de propostas de trabalho
- Formatos de trabalho saudáveis
- Critérios para boas relações de trabalho
- Como cobrar pela realização do seu trabalho
- Gestão de expectativas (objetivos/reuniões de acompanhamento)

Aprenda a criar oportunidades de negócio
- Reflexão crítica sobre a prática
- Análise de ideias de negócio
- Exercício de identificação de oportunidades de negócio
- Reflexões sobre ações financiadas somente com doações
- Pensar eventos culturais e artísticos também como negócio
- Diferença entre ideia de negócio e oportunidade de negócio
- Pesquisa de mercado
- Formatar propostas de negócio
- Criar relacionamento com secretarias de cultura
- Oficinas e publicações como serviços
- Necessidade de investimento em infraestrutura e capital de giro
- Introdução a utilização de método para identificação de oportunidades


Aprenda a fazer propostas e projetos
- Objetivo
- Clareza
- Escrita
- Facilitar
- Contexto
- Estrutura
- Detalhado
- Início, meio e fim
- Redação
- Coerência
- Viabilidade
- Cronograma
- O olhar do outro


Aprenda a organizar um show

- O que é fazer a produção?
- As etapas de um show
- Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe
/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades
da equipe de produção/
Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e
Sustentabilidade)
- Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/
Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/
Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)
- Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/
Desmontagem da infra-estrutura/
Limpeza/ Retorno dos músicos/
Liberação da equipe de produção/
Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)

Aprenda a divulgar seu evento
- público alvo
– contexto
– cuidados na produção do conteúdo
– materiais para divulgação
– meios para divulgação
– período da divulgação
– quem vai fazer a divulgação?
– relação com os meios de comunicação
– planejamento da divulgação
- relação entre público e contexto
- relação entre conteúdo, materiais e meios
- conceito de timing: senso de oportunidade
- relação custo/benefício
- excesso de perfeccionismo x realização
- presença digital saudável
- processo de avaliação continuado

Aprenda a iniciar um agenciamento artístico
- O que é agenciamento
- O que é fundamental no agenciamento
- O que são melhores oportunidades
- Formas básicas de agenciamento
- Agenciamento passivo
- Agenciamento ativo
- Roteiro básico para começar a agenciar espetáculos culturais


Metodologia e plano de curso

Os tipos de momentos: escuta, fala, leitura de casos, escrita e observação de conteúdos audiovisuais.

Troca de conhecimentos (não competição), interpretação, contextualização e aplicação.

Momentos de debate e exercício.

A idéia de que as pessoas se conheçam, se fortaleçam e ampliem o olhar sobre o que estão buscando.



Resultados Esperados

O entendimento que organização é o principal fator que aumenta a probabilidade de ações culturais bem sucedidas.

Participantes conhecerem referências que auxiliem na resolução de problemas.

Criação de redes de parceiros.


Perguntas mais frequentes


Quando abrem as inscrições?
Dia 19 de dezembro de 2012.

Quem é o ministrante do curso? Qual sua experiência e formação?

Alexandre Barreto, mais conhecido por "Alê Barreto" é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, comunicação efetiva, trabalho em equipe e tomada de decisão, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações culturais e artísticas no Brasil.

Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente reside na cidade do Rio de Janeiro, onde está fazendo MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.

Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Ministério da Cultura e do Instituto Itaú Cultural. É um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras, e do projeto Rio em Rede, uma parceria entre o Instituto Avon e o Observatório de Favelas.

Para saber mais sobre Alê Barreto, acesse o link http://alexandre-barreto.blogspot.com.br/


O participante do curso recebe certificado?
Sim. O participante recebe um certificado de curso livre, emitido pelo Centro Cultural Justiça Federal. Pode inclusive cadastrá-lo em currículo lattes.

O curso tem material didático?
Sim. O participante recebe materiais eletrônicos utilizados pelo palestrante e também endereços na internet para baixar gratuitamente o conteúdo do método do curso. Além disso, receberá indicação de bibliografia recomendada e vídeos recomendados.

As vagas são limitadas?
Sim. A capacidade máxima da turma é de 30 pessoas.


Condição para realização do curso
Para que o curso seja realizado é preciso haja inscrição de no mínimo 20 participantes. Caso o número mínimo não seja atingido, a organização do curso reserva-se o direito de cancelar ou transferir a data do mesmo. Nesta situação as pessoas que fizeram o pagamento de sua inscrição poderão receber o valor integral pago ou utilizarem como crédito para nova data agendada do curso.


Informação para quem não é da cidade do Rio de Janeiro e vai viajar para fazer o curso

Compre sua passagem e reserve hotel somente após a confirmação da realização do curso.


Acompanhe informações sobre o processo de inscrições e formação de turmas no blog www.produtorindependente.com


**************************************************************************

Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural



Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: