quarta-feira, junho 29, 2011

Como aproveitar cursos: aprenda a investir melhor na sua educação




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Como nesta semana e na próxima estou trabalhando na produção dos meus próximos cursos, achei útil republicar um texto que escrevi em julho de 2010, mas que continua bastante atual.


Como aproveitar cursos: aprenda a investir melhor na sua educação

Há pouco dias, divulguei o artigo que escrevi para a Revista Fazer e Vender Cultura. Nele faço um convite para que a gente desenvolva as áreas de produção e gestão cultural?

Uma das formas que acredito que podemos contribuir para que haja um maior fluxo de trocas entre os profissionais que atuam nestas áreas é a realização de cursos. Os cursos, quando bem aproveitados, podem ser grandes oportunidades de desenvolvimento profissional.

Mas como aproveitar um curso? Não acredito numa fórmula infalível para todo mundo. Cada pessoa é única. O que servirá para um nem sempre servirá para outro. Contudo, minha experiência como um produtor que se preocupa em educar as pessoas e como produtor que se preocupa em estudar me diz que é possível pensarmos alguns critérios para escolha e melhor aproveitamento do investimento que fazemos nos cursos.


Aprimore suas escolhas


O que você está buscando?

Antes de sair se matriculando num curso como quem passa numa banca para comprar uma revista, pense bem. O que você está buscando? Qual é o seu objetivo?


A escolha de um curso

Depois de ter clareza sobre o que você está buscando, pesquise várias opções de cursos.


A escolha do palestrante

Através do Google você pode pesquisar:

- quem é o palestrante, qual é a sua formação, qual é a sua trajetória profissional;
- qual é a produção de conteúdo deste profissional? Possui textos publicados? Possui algum livro?

No livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire, encontrei valiosas informações sobre como avaliar um educador. Sempre que procuro um curso, pesquiso se o ministrante reflete sobre a prática, se é consciente do seu inacabamento, se é humilde, se sabe escutar, se está disponível para o diálogo. Também considero muito importante saber se um educador possui um método, se pesquisa continuamente, se é comprometido com o que acredita e se está convicto de que as mudanças são possíveis.


Seja curioso: ligue e peça informações detalhadas

Folders, cartazes e releases em sites nem sempre conseguem traduzir com clareza a proposta de um curso. Após ler estes informativos, seja curioso. Ligue e peça informações mais detalhadas.



Aproveite melhor o curso


Acelere processos educativos

Invés de ficar tentando "inventar a roda" o tempo todo, pense um curso como uma possibilidade de acelerar um processo educativo.

Fazer um curso com esta intenção pode ser bem mais produtivo do que se inscrever para ganhar diploma ou porque a empresa liberou você alguns dias para uma atividade de treinamento.


Tome notas

Durante o período que você está disponível para o aprendizado, sua mente muitas vezes faz sínteses brilhantes. Mesmo que você vá ganhar uma apostila ou comprar o livro do palestrante, escreva palavras-chave, frases, pequenos resumos e ideias. Serão muito úteis.


Se relacione

Curso são ótimas oportunidades de aprimorar o processo de se relacionar com as pessoas.

Num curso você irá encontrar pessoas que estão querendo entrar no mercado, pessoas que já atuam no mercado e pessoas que estão diversificando suas ações no campo profissional.

Leve sempre um cartão de apresentação. Grandes amizades, parcerias e projetos nasceram de encontros em cursos.


[Você pode republicar este texto em outras mídias, citando o autor (Alê Barreto), desde que não tenha fins comerciais, nem vinculação a nenhum tipo de propaganda política, partidária e religiosa

http://produtorindependente.blogspot.com/2010/07/como-aproveitar-cursos-aprenda-investir.html]


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: