quarta-feira, agosto 18, 2010
Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2011
Por Alê Barreto*
Mais uma oportunidade de aprender e desenvolver a competência de captar recursos através de editais públicos: desde o dia 9 de agosto estão abertas as inscrições para o Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2011.
Este edital, na minha opinião, estabelece dois importantes critérios que considero bastante adequados a realidade do setor cultural brasileiro.
Processo seletivo em etapas
Muitos editais solicitam que os proponentes apresentem vários documentos na fase de inscrição. Isso provoca dois problemas para pequenos empreendedores. Quem não está com sua documentação em dia, não consegue sequer concorrer, fato comum no setor cultural, onde os empreendedores tem inclusive dificuldade de constituir e manter uma empresa legalmente constituída.E quem está com a empresa em dia, acaba tendo que providenciar documentos que talvez não sejam utilizados, no caso do projeto não ser selecionado. Esta situação inibe as pessoas a participarem de editais, pois gera uma demanda de procedimentos burocráticos desnecessários.
No Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2011, o processo seletivo ocorre em quatro fases:
- pré-seleção: serão analisadas as propostas por comissões técnicas;
- habilitação jurídica e regularidade fiscal dos proponentes;
- negociação: definição do valor do patrocínio e respectivas contrapartidas e
- homologação: aprovação formal das propostas selecionadas.
Premissas que estimulam a organização e desenvolvimento do setor cultural
Dentre as premissas estabelecidas, encontram-se algumas que considero fundamentais em projetos culturais que utilizam recursos públicos: inovação, sustentabilidade, distribuição geográfica, cidadania, potencial educacional e acessibilidade.
Conheça o edital na íntegra.
*******************************************************************
* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.
21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com
Marcadores:
apoio financeiro a projetos,
captação de recursos,
editais,
financiamento cultural,
investimento cultural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Alexandre,
Tenho um projeto aprovado na lei Rouanet desde 2007, eu não consigo entender por que este Banco nunca patrocina projetos de Pessoas Físicas, se você souber me explicar um bom motivo que desqualifique a minha proposta, para este Banco, por favor me diga.
Obrigado.
Postar um comentário