domingo, agosto 29, 2010

André Fonseca organiza em SP curso livre de Projetos Culturais




Por Alê Barreto*


No início de agosto, recebi um e-mail do André Fonseca (consultor no planejamento e gestão de ações culturais) solicitando colaboração para divulgação do seu curso.

Acho muito importante o trabalho que ele desenvolve no blog Cultura em Pauta. Em função disso, acredito que a ação educativa que ele está coordenando irá contribuir com a formação de agentes culturais em SP.

Repasso aqui as informações recebidas.




O curso livre Projetos Culturais: desenvolvimento, captação e gestão, irá abordar as principais etapas que envolvem o processo de realização de projetos na área de cultura. O objetivo é capacitar os participantes para desenvolverem projetos a partir dos seus contextos de atuação; desenvolverem estratégias de captação de recursos; elaborarem projetos para leis de incentivo, editais e patrocinadores; administrar a produção e a execução financeira; e avaliar o resultado dos projetos.

As aulas terão como ministrantes André Fonseca (diretor da Projecta e consultor no planejamento e gestão de ações culturais); Camila Alves (consultora especializada em leis de incentivo); Gabriela Gonçalves e José Renato Fonseca de Almeida (ambos produtores culturais e integrantes do Núcleo Corpo Rastreado); Lívia Gusmão (publicitária especialista em marketing e mídias sociais); e Simone Zárate (diretora do IFOC – observatório e formação cultural).

Os módulos serão compostos por conteúdo teórico, discussões e atividades em grupo, estudo de casos e debates. No decorrer do curso, os participantes irão desenvolver, através de atividades em grupo, um projeto cultural que possibilite a aplicação prática dos conteúdos abordados nas aulas, assim como uma proposta de patrocínio para o mesmo projeto.

As aulas serão realizadas no período de 14 de setembro a 16 de dezembro de 2010, às 3as e 5as feiras, das 19h30 às 22h30, no Núcleo Corpo Rastreado (Rua Lira, 58A – Vila Madalena), na cidade de São Paulo. Os interessados deverão enviar mail para curso@projectaconsultoria.com.br, com currículo e ficha de inscrição preenchida, disponível no site www.projectaconsultoria.com.br/cursos.


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: