quinta-feira, agosto 19, 2010

Eleições 2010: período de mostrar a importância da produção e gestão cultural para os candidatos





Por Alê Barreto*


Ontem iniciou a propaganda eleitoral gratuita na TV. Isso significa que começa a fase das eleições em que os candidatos falam sobre seus programas de governo, debatem estes assuntos e procuram sensibilizar as pessoas para que acreditem que são as pessoas mais adequadas para ocupar as funções públicas nos próximos anos.

Em primeiro lugar, é importante estarmos atentos para o fato de uma tensão permanente neste processo: vontade dos candidatos de gerenciar o país representando a população x necessidade de darem continuidade a suas carreiras políticas. Esta tensão produz avanços e retrocessos. Quando um candidato apresenta um plano de governo que não interrompe mudanças econômicas, sociais e culturais que foram desencadeadas por governos anteriores, ocorrem avanços. Quando um candidato não deixa claro o que pretende fazer e/ou quando não inclui em seu planejamento para gestão pública novas ações para desenvolvimento do país, seja porque determinados assuntos não agradam o comportamento do eleitor monitorado através de pesquisas de marketing, temos retrocessos.

Em segundo lugar, cabe a nós, sociedade civil organizada, participar da gestão pública. Nossa participação produz resultados de maior impacto para o país quando:

- substituímos a vontade de eleger alguém como um torcedor que torce para o seu time na final da Libertadores e estabelecemos critérios objetivos para seleção de um candidato;

- quando nossos critérios para seleção de um candidato levam em conta o contexto do país, a formação de um candidato, sua experiência, um histórico com ficha limpa e um planejamento sistêmico, em que não se pense somente em necessidades básicas da população, mas se tenha uma visão de futuro para o país.

Em terceiro lugar, imagino o Brasil como uma pessoa. Não consigo imaginar uma pessoa desenvolver toda as suas potencialidades sem educação.

Meu desejo é que qualquer candidato que assuma a presidência, seja Dilma Rousseff, José Serra ou Marina Silva, fortaleça o fomento da educação no Brasil nos próximos quatro anos.


Além da educação ampla, meu desejo também é que estes candidatos também percebam que a produção e a gestão cultural podem ser utilizadas como estratégia e recurso para implementação de políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do país.


Finalmente, para que este desejo se concretize, gostaria muito que os candidatos Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva assinassem um termo de compromisso simples, mas importante para nosso país:

COMPROMISSO PÚBLICO DE CANDIDATO


Eu, _______________________________, brasileiro, residente a ________________, portador de RG

nº_________, candidato a Presidente da República, me comprometo publicamente a apoiar iniciativas que tenham por objetivo destinar recursos para criação e manutenção de projetos, programas, cursos, centros comunitários, escolas, centros de ensino técnico e universidades, voltados para formação de profissionais que trabalhem com produção e gestão cultural, em toda sua diversidade.


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* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

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