sexta-feira, agosto 20, 2010

Observatório de Favelas completa hoje 9 anos




Por Alê Barreto*


Morar numa favela, trabalhar numa favela, conhecer a realidade de uma favela, é uma vivência prática transformadora. Trouxe muitos aprendizados e oportunidades para minha carreira de produtor cultural independente e para minha vida. Uma grande oportunidade foi conhecer o Observatório de Favelas, um grupo organizado de pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares que há nove anos produz conhecimentos e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos.

Estas pessoas trabalham pela afirmação de uma agenda de "Direitos à Cidade", fundamentada na ressignificação das favelas e perseguem incansavelmente os seguintes objetivos:

* Formar uma ampla rede sociopedagógica para influenciar nas políticas públicas, torná-las efetivas, criar práticas horizontais de intervenção social nos espaços populares.

* Avaliar políticas públicas destinadas aos espaços populares, a partir da produção de instrumentos conceituais e metodológicos plurais.

* Elaborar conceitos e informações que rivalizem com as visões criminalizantes e homogeneizantes sobre os espaços populares.

* Formular e implantar práticas exemplares em educação, geração de trabalho e renda, moradia e regularização fundiária urbana, cultura, comunicação e segurança cidadã.

* Constituir referências inovadoras de produção do conhecimento, na nossa rede social e política, para viabilizar propostas de Direito à Cidade.

Quando você pensar em fazer algum projeto cultural em espaços populares, estude os conteúdos produzidos por estas pessoas imprescindíveis.


*******************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: