sábado, janeiro 09, 2010

Tempo de aprender a disciplina de ter disciplina


A disciplina é um valor presente na cultura japonesa


Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter


Chegou 2010. O ano passado, passou. Quem atua na área de produção cultural sabe que milagres não acontecem só porque durante o reveillon mentalizamos "no próximo ano será diferente".

Uma coisa eu garanto que é transformadora: a ação. E o potencial desta transformação é diretamente proporcional a qualidade, quantidade e intensidade desta ação.

Mas para que uma ação aconteça com qualidade, quantidade e intensidade necessárias é preciso que a gente aprenda a disciplina de ter disciplina.

Quando você assiste um espetáculo lindo de dança, você acha que o resultado desta ação cultural é fruto apenas de pensamento positivo? Quando você assiste um belíssimo concerto de piano, pensa que o pianista toca bem porque é um sortudo? Pensar coisas boas e ser premiado com oportunidades com certeza são ingredientes que muitas vezes podem fazer parte da trajetória destes artistas. Mas a disciplina de ensaiar por vários dias, meses ou anos determinados movimentos é que transforma um espetáculo. A disciplina de tocar milhares de vezes uma peça musical é que transforma a música que chega aos seus ouvidos.

O governo pode aumentar o orçamento destinado para a cultura. As gravadoras podem mudar sua forma de trabalhar com os artistas. O público pode começar a ter um olhar mais atento para a diversidade. Associações, ONGs e coletivos podem contribuir para mudar as relações do mercado cultural. Mas eu acredito que cada um, com disciplina, é o elo de uma grande rede de transformação.

O que temos à mão, mais próximos da gente, somos nós mesmos. Ouvi a Ivana Bentes, pesquisadora, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, falar durante um encontro do Movimento Re-Cultura que atualmente a pessoa física é o elemento fundamental da produção cultural brasileira. Outra pessoa neste mesmo encontro, utilizou a expressão ING (indivíduo não-governamental). Mas não adianta sabermos que somos uma potência sem expressá-la.

Descubra qual a maneira mais agradável e prazerosa de aprender a disciplina. Isso facilitará a elaboração e gestão do seu planejamento pessoal, do seu planejamento profissional, dos seus projetos e de suas ações culturais.

Um comentário:

holoopticafilmes disse...

As diversidades culturais presente em cada região do pais, fortalece ainda mais a identidade cultural de uma nação.