terça-feira, janeiro 05, 2010

2010 inicia com novas ações de organização do mercado cultural brasileiro: nasce o projeto Toque no Brasil




Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter


Recebi hoje através da lista Rock Público o release do Espaço Cubo com informações sobre o lançamento do projeto Toque no Brasil, uma realização da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), BM&A (Brasil Música & Artes - entidade conveniada à APEX), Circuito Fora do Eixo e Casas Associadas.

Segundo a divulgação, trata-se de um site onde poderão ser feitos agendamentos de shows através da internet. No texto, Fabrício Nobre, presidente da Abrafin, explica que a idéia do projeto é ser uma ferramenta brasileira para promoção do mercado da música independente nacional. Para Talles Lopes, da Casas Associadas, a articulação dos espaços ofertados para shows possibilitará a circulação de várias rotas de shows. Pablo Capilé, do Circuito Fora do Eixo, acredita que o projeto amplia a força do circuito da música independente nacional, mas afirma que "não basta só se cadastrar, é preciso empreender".

A comunicação do projeto destaca ainda o conceitos que norteiam o planejamento e a execução desta ação: a lógica das redes sociais, a idéia de que o artista também pode ser o agenciador de seu próprio trabalho e o pensamento de que uma das principais ferramentas de sustentabilidade do músico ou banda é o show.

Considero este empreendimento importante para organização de novas formas de circulação de shows musicais. E considero também de suma importância que as entidades organizadoras e todos os profissionais envolvidos nesta iniciativa trabalhem também a profissionalização dos agentes da cadeia produtiva dos festivais independentes, através do estímulo de projetos, programas e ações voltados para educação para produção e gestão cultural.

Nenhum comentário: