terça-feira, novembro 04, 2008

Curso apresenta conceitos de desenvolvimento e cultura

Conteúdo extraído do site www.gife.org.br

Debater sobre os conceitos de Desenvolvimento e de Cultura que fundamentam a prática social, preparando-se para utilizados de forma transversal na elaboração e implementação de projetos sociais. Esses são os objetivos da edição especial do Ferramentas de Gestão de São Paulo, Desenvolvimento e Cultura: Conceitos e Práticas para o Gestor Social.

Com inscrições abertas, o curso ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, das 9h às 18h, no Instituto Itaú Cultural (Av. Paulista 149, São Paulo), organização que apóia a realização do curso. Com o Ferramentas de Gestão, o GIFE procura atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações desenvolvidas pela iniciativa privada e ONGs na área social. Nesse sentido, os conceitos, e indicadores de Desenvolvimento são fundamentais para o trabalho.

De acordo com o superintendente do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, muitos gestores estão no “piloto-automático quanto às premissas e conceitos de desenvolvimento e cultura” que usam para planejar seus projetos sociais. “Assim, seria importante dedicar um tempo para questionar essas idéias e atualizar tais conceitos a partir do que de mais atual se discute nos centros de referência de cada tema”.

Pelo programa, o cursista debaterá quatro pontos básicos durante as aulas: - Desenvolvimento: princípios, histórico do conceito, indicadores e sua utilização, como medir e acompanhar Desenvolvimento em projetos sociais;
- Cultura: princípios, conceitos relacionados (diversidade cultural, complexidade e transversalidade), documentos de referência (como Carta da UNESCO);
- Ferramentas e práticas que ajudem a incorporar as discussões conceituais no cotidiano do gestor social;
- Indicação de referências bibliográficas e caminhos para aprofundamento posterior do aluno nos temas.

Para o gerente de Projetos do GIFE, Fernando Nogueira, o módulo se mostra oportuno, já que “na correria do dia-a-dia, o gestor dificilmente reflete quais as teorias que cada um tem sobre como uma comunidade se desenvolve”. Ele questiona, por exemplo, o que significa dizer que duas cidades têm IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) semelhante ou diferente, de que forma a diversidade cultural favorece ou dificulta um projeto de intervenção social em diferentes territórios.

A sede do Instituto Itaú Cultural fica na Av. Paulista 149, São Paulo (Próximo ao metro Brigadeiro). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo telefone (11) 3816-1209 ramal 19 ou pelo e-mail: cursos@gife.org.br.

Nenhum comentário: